Caldo verde light é rico em nutrientes e perfeito para a sua festa junina!

Alimentação Bem-estar Receitas
07 de Junho, 2022
Caldo verde light é rico em nutrientes e perfeito para a sua festa junina!

O friozinho de junho pede duas coisas: sopas e comidas juninas! Então, por que não combinar tudo e preparar um caldo verde pra lá de quentinho para esquentar durante o outono/inverno? Isso porque além de delicioso, o prato entrega muitos nutrientes.

Benefícios do caldo verde

As batatas são fontes de carboidrato, macronutriente que serve como combustível para o corpo. Além disso, elas contam com vitamina B6, que ajuda o organismo a converter os não-carboidratos em formas utilizáveis de energia. Ademais, a vitamina desempenha um papel na produção de glóbulos vermelhos e neurotransmissores (mensageiros químicos que enviam sinais de uma parte do corpo para outra).

Já a couve, por outro lado, é uma excelente fonte de ferro, fósforo, cobre, cálcio, manganês, magnésio e selênio. Tudo isso ajuda a evitar a anemia e ainda contribui para ter músculos, ossos e dentes mais fortes, além de um melhor funcionamento dos neurotransmissores. Ainda, o vegetal carrega muitas fibras, importantes para melhorar o trânsito intestinal e promover a saciedade.

Por fim, a carne bovina entrega aminoácidos essenciais — isto é, compostos que o corpo não produz naturalmente e, por isso, precisamos adquirir por meio da alimentação. Eles, por sua vez, desempenham inúmeras funções no organismo, incluindo a construção de músculos.

Leia também: Pamonha salgada com queijo coalho: aprenda a receita desta delícia junina!

Receita de caldo verde

Quer fazer o seu em casa? Então, confira o preparo:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;⠀
  • 1 cebola pequena;⠀
  • 3 dentes de alho;⠀
  • 300g de carne bovina sem gordura;⠀
  • 2 folhas de louro;⠀
  • 1 pitada de sal refinado;⠀
  • 1 litro de água;⠀
  • 2 batatas médias cozidas (para fazer purê);⠀
  • 3 folhas de couve;⠀
  • 1 colher de sopa de salsinha.⠀

Modo de preparo:

Primeiramente, na panela de pressão destampada, doure a cebola e o alho no azeite. Em seguida, acrescente a carne, as folhas de louro, o sal e cubra com um litro de água, tempando ao final e deixando cozinhar por cerca de 45 minutos. Então, desfie e reserve a carne.

Leve o caldo à geladeira e, assim que a gordura endurecer, retire-a com a ajuda de uma colher. Logo após, volte o caldo ao fogo, acrescente a carne desfiada e depois as batatas amassadas — cozinhe por 10 minutos. Por fim, acrescente a couve, cozinhe por mais dois minutos e estará pronto o caldo!

Veja também o passo a passo completo no Instagram da Vitat!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!