Pamonha salgada com queijo coalho: aprenda a receita desta delícia junina!

2 de junho, 2022

A temporada de delícias juninas começou! E para comemorar em grande estilo, que tal apostar em uma receita saudável por semana? Para começar, separamos um preparo de pamonha salgada com queijo coalho!

Benefícios da pamonha salgada

Seu principal ingrediente é o milho, um cereal que representa uma boa opção para portadores da doença celíaca, uma vez que não contém glúten. Além disso, é fonte de vitamina B1 (tiamina) — essencial para o coração —, de vitamina B3 (niacina) e outras, como a vitamina E.

Fonte de energia, é composto principalmente por carboidratos complexos, que são absorvidos lentamente na corrente sanguínea. Isso evita picos de açúcar e faz o corpo gastar mais calorias para aproveitá-lo. Não só, é fonte de minerais, especialmente potássio, fósforo e magnésio. Por isso, pode ser interessante associar o seu consumo à prática esportiva!

Por fim, vale lembrar que o milho carrega muitas fibras. Elas são importantes para facilitar o trânsito intestinal e aumentar a saciedade. Já o recheio da pamonha salgada, o queijo coalho, entrega a proteína que estava faltando.

Leia também: Comidas de festa junina: Alimentos típicos mais saudáveis e receitas

Receita de pamonha salgada

Ingredientes:

  • 8 espigas grandes de milho verde cru;
  • 1 copo de leite desnatado;
  • 200g de queijo de coalho;
  • 2 col (sopa) de margarina sem sal light;
  • 1 col (café) de sal refinado.

Modo de preparo:

Primeiramente, debulhe as espigas de milho, reserve as palhas e higienize uma por uma. Então, bata no liquidificador com a manteiga, o sal e o leite. Em seguida, pegue uma palha, faça duas dobras no sentido longitudinal, e uma dobra no horizontal — a ideia é que forme uma espécie de “trouxinha”.

Recheie a palha com a pamonha, coloque o queijo coalho e, por fim, feche com outra palha, embrulhando bem e amarrando com um barbante. Repita o processo e, assim que terminar, leve todas as “trouxinhas” para cozinhar em água fervente (cerca de 50 minutos).

Confira o vídeo completo no Instagram da Vitat!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.