Calafrios: o que são e possíveis causas dos tremores

11 de março, 2022

Os calafrios são tremores – contrações e relaxamentos – musculares involuntários que surgem ao entrarmos sem agasalho em um lugar frio ou quando adoecemos por alguma razão. De acordo com Roberto Debski, médico clínico geral, a primeira situação é facilmente resolvida: basta vestir uma roupa extra para se livrar do incômodo. “Os calafrios ocorrem para que o corpo gere mais calor e compense a baixa temperatura”, esclarece.

Veja também: Por que nossos músculos doem quando pegamos gripe ou Covid-19

Causas dos calafrios

Por outro lado, os calafrios também representam a instalação de outros males, sobretudo se forem persistentes. Então, é importante estar atento a outros sintomas que acompanham os tremores, como febre e dor.

Segundo Debski, os tremores são uma espécie de defesa do organismo, principalmente se estiver relacionado a infecções e alterações metabólicas. “Para ajudar a cessar o incômodo, o uso de antitérmico e tomar banho quente podem ajudar, mas não tratam a origem do problema”, alerta o especialista. “É necessário buscar orientação médica para investigar a causa da enfermidade e realizar o tratamento adequado”, complementa.

Veja as doenças que podem causar calafrios:

  • Infecções diversas, como urinária, renal e pulmonar: nesses casos, é essencial recorrer rapidamente ao médico, pois o corpo está lutando contra a infecção. Como resposta de tratamento, o especialista poderá prescrever antibióticos associados a outros tipos de medicamentos.
  • Gripe: se os sintomas forem mais severos, é normal que o corpo produza calafrios. É importante se manter agasalhado para amenizar o desconforto. Alimentação, hidratação (consumo de chás, por exemplo), repouso e isolamento são fundamentais para a recuperação.
  • Hipoglicemia: a queda dos níveis de glicose no sangue também pode ser responsável pelos calafrios. Episódios de hipoglicemia podem causar palidez e esfriamento da temperatura corporal, devido à queda da pressão arterial. Para se recompor do mal-estar, é importante se alimentar corretamente e evitar longos períodos em jejum.
  • Alterações metabólicas: disfunções na tireoide são capazes de gerar calafrios. Geralmente o desequilíbrio hormonal possui outros tipos de sintoma que sinalizam o problema.

Evite a automedicação

Ao sentir calafrios, a primeira providência pode ser o uso de medicamentos com propriedades antitérmicas. No entanto, tal atitude é desaconselhada, pois a automedicação pode esconder os sintomas da doença e dificultar o diagnóstico médico. Por isso, não deixe de consultar seu médico se os calafrios permanecerem por um longo período.  

Veja também: Agende sua vacina contra a gripe

Fonte: Roberto Debski, médico clínico geral.