Por que nossos músculos doem quando pegamos gripe ou covid

Saúde
09 de Março, 2022
Por que nossos músculos doem quando pegamos gripe ou covid

Qualquer tipo de infecção viral provoca reações um tanto quanto incômodas no nosso corpo. Ao se infectar com gripe ou covid, por exemplo, é comum ter febre, dores de cabeça, tosse e, principalmente, dor no corpo. Mas você sabe por que os músculos doem durante o período de infecção?

Basicamente, para combater as infecções virais – que invadem as nossas células – o organismo reage produzindo uma reação inflamatória para combater o vírus. Assim, as células do sistema imunológico entram em ação para tentar destruí-lo.

Dessa forma, a dor muscular acompanhada de fraqueza, também conhecida como miosite, surge a partir da liberação em grandes quantidades de citocina. Essa substância consiste em proteínas que regulam o trabalho das células do sistema imunológico e de outros órgãos.

Leia também: Com gripe, é melhor treinar ou descansar?

No entanto, muitas dessas citocinas são extremamente inflamatórias para os músculos e articulações. Graças a essas proteínas, os músculos produzem níveis elevados de prostaglandina E2 (PGE2), molécula associada à inflamação e dor. Por isso, no caso de gripe ou covid, as dores musculares são ainda maiores.

Não há motivos para preocupação se os músculos doem quando pegamos gripe ou covid

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que as dores durante infecções virais são completamente normais. Ou seja, é apenas um sinal de que o organismo está reagindo ao vírus, não um sinal de melhora ou piora do quadro. 

Leia também: Sinusite, Covid-19 ou gripe? Saiba diferenciá-los

Se você estiver sentindo qualquer sintoma de gripe ou covid-19, é importante evitar a automedicação e buscar ajuda médica para confirmar o diagnóstico. Assim, o especialista indicará o melhor tratamento de acordo com o seu caso. Geralmente, pode ser indicado o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios para reduzir as dores.

Além dos medicamentos, o ideal é repousar durante o tempo recomendado, manter-se hidratado e ingerir alimentos saudáveis que ajudem a aumentar a imunidade.

Leia mais: Agende sua vacina contra a gripe

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma