Cafeína em cápsula: saiba para que serve e como tomar
Já ouviu falar em cafeína em cápsula? A cafeína é um fitoquímico com ação estimulante que melhora o estado de alerta e a disposição. É ela a responsável por te despertar depois daquela xícara de café pela manhã. Mas, também está presente em chás, guaraná, refrigerante à base de cola e cacau.
A substância tem característica oleosa e pertence ao grupo das xantinas. Mas, comercializada como suplemento alimentar em cápsula, o composto bioquímico recebe o nome de cafeína anidra.
O ativo trabalha diretamente no sistema nervoso e pode ser indicado para praticantes de atividades físicas, melhorando o foco, raciocínio e dando mais gás para a realização da atividade. Também para pessoas que desejam emagrecer, já que favorece a queima de gordura corporal, ou quem busca um melhor desempenho nos estudos ou trabalho.
Benefícios
A cafeína anidra aumenta a liberação de neurotransmissores com efeito estimulante, como adrenalina, dopamina, noradrenalina, glutamato e serotonina. Entre as principais indicações:
- Concentração
- Além disso, atenção
- Memória
- Foco
- Resistência muscular
- Disposição e bem-estar
- Melhora do desempenho em atividades
- Melhora a respiração
- Acelera o metabolismo
- Por fim, auxilia na queima de gordura
Leia também: Suplemento NAC: substância tem ação antioxidante no corpo
Como tomar cafeína em cápsula e recomendações
A recomendação máxima é de 400mg por dia, que pode ser consumida em 1 cápsula única ou dividida em 2 de 200 mg, após uma refeição. Mas, em caso de atividade física, consumir a substância 60 minutos antes. Além disso, a dosagem e tempo de uso depende da sensibilidade à cafeína, os objetivos e o estado de saúde da pessoa.
Os efeitos estimulantes são notados poucos minutos após a ingestão e podem durar até 8 horas no organismo. Mas, a estimulação do cérebro pode causar batimentos cardíacos acelerados, irritabilidade, tontura, tremores, agitação e insônia, tremores. Vômitos, enjoos e diarreia podem acontecer se for consumido em jejum.
Por fim, a cafeína em cápsulas está em farmácias e lojas de suplementos. Contudo, é necessário ter recomendação médica para evitar complicações.