Dia do Café: bebida depois do almoço atrapalha a absorção de nutrientes?

Alimentação Bem-estar
14 de Abril, 2022
Dia do Café: bebida depois do almoço atrapalha a absorção de nutrientes?

Entre os amantes de café, não há quem resista à bebida quentinha logo após o almoço. Entretanto, especialistas e estudos afirmam que esse não é o melhor momento para ingerir o líquido, sabia? Entenda:

Café depois do almoço?

“O café possui polifenóis e cafeína, que atrapalham a absorção de alguns nutrientes. Se consumido após o almoço, pode comprometer a assimilação do ferro presente nas carnes, nos vegetais e nos feijões. E quando ingerido com o leite, pode interferir na quantidade de cálcio absorvida pelo organismo”, explica o nutricionista Caian Maroni, especialista em emagrecimento e hipertrofia da Clínica Fernanda Cortez.

Além disso, em um estudo colaborativo da Universidade Creighton, em Nebraska, e da Universidade de Miami, na Flórida, pesquisadores mostraram que a cafeína também pode interferir na absorção de vitamina D.

Os resultados, publicados no Journal of Steroid Biochemistry and Molecular Biology, demonstraram que quanto maior o nível de cafeína, maior a dificuldade na assimilação desse nutriente. Uma possível explicação seria a de que a cafeína reduz a expressão dos receptores de vitamina D nos osteoblastos do corpo — isto é, células responsáveis pela produção de massa óssea.

Mas não para por aí. Uma outra pesquisa, desta vez divulgada na revista Osteoporosis International, apontou que apenas uma xícara de café pode aumentar a perda de cálcio na urina devido ao seu efeito diurético.

Por fim, outros estudos concluíram que a mesma quantidade da bebida, quando consumida em uma refeição composta por hambúrguer de carne bovina, reduziu a absorção de ferro em 39%. E para os amantes de um cafézinho com pão, aí vai um alerta: combinar os dois alimentos pode diminuir ainda mais a assimilação do mineral (de 60% a 90%).

Poréns

Contudo, algumas dicas são essenciais para amenizar esse efeito da cafeína. Aguardar no mínimo uma hora depois do almoço ou do jantar para tomar o café (ou qualquer bebida que contenha a substância) é essencial.

Além disso, tente manter um cardápio equilibrado e rico em diferentes nutrientes em todas as refeições. Assim, se uma delas for afetada pelo café, outras ainda oferecerão vitaminas e minerais suficientes para o corpo.

Mas vale lembrar que essas recomendações podem não servir para idosos, pessoas com osteoporose, grávidas e lactantes, mulheres na menopausa e pessoas veganas ou vegetarianas. Isso porque tais grupos precisam de aportes diferentes de nutrientes, e devem realizar um acompanhamento profissional.

Leia também: Exercícios que dão mais energia que uma xícara de café

Benefícios do café

Em volumes moderados (até três xícaras por dia), o café traz benefícios para o corpo. “É um ótimo estimulante que ajuda na concentração, na memória, no foco e até na prevenção do câncer — especialmente o de mama. Além de ajudar o intestino a funcionar corretamente”, diz a nutróloga e ortomolecular Fernanda Cortez.

Mas aquela velha história é verdadeira: tudo em excesso faz mal. Por isso, exagerar nas doses de cafeína pode “gerar insônia, piorar a arritmia e causar irritação da mucosa gástrica. Para quem tem anemia, o ideal é não tomar café, principalmente após as refeições”, finaliza a especialista.

Fontes: Fernanda Cortez, nutróloga e ortomolecular pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e pós-graduada em Nutriendocrinologia Funcional; e Caian Maroni, nutricionista e especialista em emagrecimento e hipertrofia. Pós-graduando em Nutrição Clínica Esportiva e interpretação de exames laboratoriais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina