Café de cogumelos? Conheça a nova bebida inusitada
Depois do bulletproof coffee, do latte com cúrcuma e do golden milk, uma bebida nova promete fazer sucesso: trata-se do café de cogumelos. Isso mesmo! Nele, são utilizados vários tipos do alimento, que é lavado, desidratado e transformado em pó antes de passar para a embalagem.
O produto ainda não está disponível no Brasil, mas marcas finlandesas e americanas já comercializam o produto. Entre as suas vantagens, os produtores destacam o sabor agradável, as propriedades antioxidantes (capazes de combater a ação dos radicais livres no organismo) e a melhora da disposição e da concentração — sem gerar aquela ansiedade típica do excesso de café.
Possíveis benefícios do café de cogumelos
Não foram encontrados estudos avaliando as vantagens do café de cogumelos. Mas dá para supor os benefícios da bebida a partir dos efeitos do alimento. Há quem pense que eles são vegetais ou legumes, mas, na verdade, são fungos, organismos que dependem de outros seres vivos para sua nutrição. Apesar de muitas espécies serem venenosas, existem diversas opções que podem adicionar sabor aos seus pratos.
Os cogumelos têm baixo valor calórico – de 20 a 30 calorias em 100 gramas, além de pouca gordura. Além disso, são ricos em proteína, especialmente as versões brancas (na mesma porção de 100 gramas, você encontra 3 gramas de proteína), e aminoácidos essenciais, o que faz deles excelentes aliados de todos os públicos, especialmente os vegetarianos.
Eles ainda apresentam bom conteúdo de fibras, sobretudo o shitake, e quantidades significativas de vitaminas, minerais e antioxidantes.
Leia também: Dieta mediterrânea: O que é, como fazer e cardápio
Conheça alguns tipos de cogumelos
- Funghi Secchi: trata-se de um cogumelo de qualquer variedade na forma desidratada. Com a retirada de água, a textura é preservada e a maioria dos nutrientes permanece ali. Mas alguns elementos, como açúcares e minerais, se perdem;
- Portobello: a espécie possui um aroma mais intenso e textura mais dura, se comparado aos outros cogumelos. É geralmente usado em preparações que levam carnes ou saladas;
- Shimeji: muito presente na culinária japonesa, os mais populares são o preto, o branco, o salmão e o amarelo – cada um com suas particularidades;
- Champignon: também chamado de cogumelo-de-paris, é o cogumelo favorito dos brasileiros. Ele é branco e possui um chapéu em formato de botão. Assim que amadurece, ganha um sabor acentuado;
- Shiitake: tem chapéu marrom-escuro e largo. Com sabor suave, é utilizado na preparação de sopas, estrogonofe, risotos, molhos, saladas e também pode ser usado como recheio em massas ou como temperos.