Café da manhã para quem tem gastrite: dicas, o que evitar e receitas

Alimentação Bem-estar
19 de Julho, 2023
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Café da manhã para quem tem gastrite: dicas, o que evitar e receitas

A gastrite ocorre por conta de alguma inflamação ou infecção na mucosa que reveste o estômago. Tal condição costuma causar um forte desconforto na região abdominal, sensação de estufamento e, em alguns casos, náuseas, enjoo e perda de apetite. Quem convive com o quadro de forma recorrente sabe que deve tomar alguns cuidados com a alimentação, justamente para não ter crises após o consumo de determinados itens. Assim, a nutricionista Clariana Colaço explica como preparar um café da manhã para quem tem gastrite de forma a evitar os incômodos da inflamação.

Antes de mais nada, a profissional ressalta que, apesar de já existir a comprovação de que alguns alimentos funcionam como gatilhos para episódios de gastrite, é importante ficar atento às individualidades e perceber como o corpo reage após as refeições.

“Para isso, recomenda-se, então, fazer um diário alimentar, anotando tudo o que está consumindo ao longo das refeições, indicando o que está fazendo bem ou não ao corpo para a devida adequação”, pontua a especialista.

Leia também: Gastrite: o que é, sintomas, tratamentos e causas

Café da manhã para quem tem gastrite: o que comer?

Acima de tudo, é importante priorizar a ingestão de alimentos que não tendem a agravar o quadro de inflamação. Veja alguns exemplos:

  • Frutas (não ácidas);
  • Ovos;
  • Chás claros;
  • Queijos brancos ou com baixo teor de gordura;
  • Iogurte semidesnatado.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

Melhores frutas

As frutas são opções nutritivas e saudáveis que devem fazer parte de qualquer dieta equilibrada. Entretanto, no caso de quem convive com a gastrite, vale a pena consumir opções pouco ácidas, por exemplo:

Além disso, as frutas vermelhas podem fazer parte do cardápio. A nutricionista explica que o morango, a framboesa e o mirtilo são ricos em flavonoides, componentes que possuem, sobretudo, ação antioxidante, anti-inflamatória e cicatrizante.

Elas podem ser consumidas in natura, mas quando houver um quadro agravado, vale cozinhá-las. “Os alimentos cozidos têm maior digestibilidade, poupando, assim, o trato gastrointestinal”, esclarece.

Leia também: O que comer com gastrite? Melhores alimentos

Café causa gastrite? Saiba o que beber no café da manhã

A primeira refeição do dia costuma estar acompanhada de um café, leite, achocolatado ou suco. Mas, afinal, qual é a melhor opção de bebida para quem sofre com gastrite?

De acordo com a nutricionista, chás claros (hortelã, erva-doce e camomila) são bem-vindos. Além disso, é possível preparar um suco de fruta, desde que não seja ácido. Caso você queira investir em uma bebida que ofereça mais energia, vale testar receitas de vitaminas com aveia, chia, linhaça e água de coco, por exemplo.

“O leite também pode ser ingerido, sendo preferencialmente o semidesnatado, que preserva os seus minerais, mas tem menor teor de gordura em relação ao integral”, afirma Clariana.

O que evitar

Alguns alimentos podem piorar a gastrite e, por isso, devem ser evitados. Clariana cita, sobretudo, os alimentos ácidos. Dessa forma, sucos de laranja, limão, maracujá, abacaxi, acerola, café preto e chás escuros não são boas pedidas para o café da manhã de quem tem gastrite.

“Além disso, também é preciso evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras, como queijos amarelos e embutidos”, diz.

Também não é interessante consumir refrigerantes ou bebidas alcoólicas, seja no café da manhã ou em outro momento do dia. Isso porque tais bebidas ocasionam um aumento da produção de ácido, o que piora as úlceras estomacais causadas pela gastrite.

Leia também: O que não comer com gastrite? Alimentos que pioram a queimação

Pode pular o café da manhã?

Há quem diga que pular o café da manhã ajuda no processo de emagrecimento. Entretanto, tal afirmativa já foi refutada pelos especialistas. Para pessoas que têm gastrite, o hábito é ainda mais prejudicial. Clariana explica que é crucial realizar várias refeições ao dia e alimentar-se de forma correta. “Assim, existe uma diminuição do suco gástrico e, consequentemente, dos sintomas”. 

Por isso, a fim de proteger o estômago e minimizar os efeitos da irritação, não é interessante investir em dietas de jejum intermitente ou pular refeições ao longo do dia.

Café da manhã para quem tem gastrite: receitas da nutri

Suco de Frutas com Fibras

Ingredientes:

  • 1/2 mamão papaia picado;
  • 1 banana prata fatiada;
  • 1/2 maçã picada;
  • 1/2 copo de água;
  • 1 colher de aveia;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes e sirva. Por fim, adoce a gosto.

Creme de Papaya

café da manhã para quem tem gastrite

Ingredientes:

  • 1 mamão papaya picado;
  • 1/2 pote de iogurte semidesnatado;
  • 1 colher de sobremesa de mel;
  • 2 colheres de granola.

Modo de preparo:

Primeiramente, em um liquidificador, bata o mamão com o iogurte. Logo após, coloque em um recipiente e salpique com a granola. Adoce com o mel e, então, sirva a seguir.

Avocado Toast

Ingredientes:

  • 1/2 avocado ou 1/4 de abacate;
  • 1 ovo;
  • 1 fatia de pão integral;
  • Azeite;
  • Vinagre.

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque água para ferver e adicione o vinagre. Depois, quebre o ovo em um recipiente e, com muita delicadeza, coloque no centro da panela com a água já fervendo. Deixe por aproximadamente 4 minutos se gostar de gema mole, ou 7 minutos, se desejar gema mais firme e cozida. Em seguida, retire com uma escumadeira e reserve. Logo após, em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e toste o pão dos dois lados até ficarem dourados e crocantes. Para fazer a pasta de abacate, retire a polpa e amasse bem com a ajuda de um um garfo. Coloque uma pitada de sal e, se necessário, um fio de azeite. Para montar, em um prato, coloque o pão, a pasta de abacate e o ovo por cima. Por fim, despeje um fio de azeite e sirva a seguir.

Overnight Oats de manga com coco

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos grossos;
  • 1/4 xícara de leite de coco;
  • 1 colher de sopa de semente de chia;
  • 1/4 de manga palmer picada;
  • Coco ralado para salpicar.

Modo de preparo:

Primeiramente, em um vidro hermético com tampa, coloque a aveia e a semente de chia. Logo após, adicione o leite de coco na quantidade suficiente para cobrir os ingredientes secos. Deixe espaço suficiente para que os ingredientes se acomodem depois de hidratados e deixe espaço para adicionar as frutas frescas.Tampe o vidro e coloque na geladeira para consumir no dia seguinte. Acrescente a manga picadinha, finalize com coco ralado e sirva a seguir.

Fonte: Clariana Colaço, nutricionista e cozinheira

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes