Butter board: tábua de manteiga viraliza no TikTok; vale a pena fazer?
As tábuas de frios e queijos fazem parte de diversos eventos e comemorações há muito tempo – e costumam agradar o paladar dos convidados. Uma nova forma de prepará-las tomou conta do TikTok. A hashtag Butter board já conta com mais de 235 milhões de visualizações na plataforma. Nela, os usuários compartilham as suas receitas e versões da tábua de manteiga.
Justine Doiron, criadora do perfil @justicesnacks no aplicativo, foi a pioneira no compartilhamento da butter board – mas a receita não foi inventada pela tiktoker. Na verdade, a preparação já havia sido citada no livro Six Seasons: A New Way with Vegetables, escrito por Joshua McFadden.
Para preparar o prato, Justine utiliza uma tábua para espalhar a manteiga e colocar os demais ingredientes por cima (aqui vale lembrar que como a manteiga precisa estar cremosa, ela não pode ficar na geladeira). Depois de colocar a manteiga, Justine adiciona sal em flocos e raspas de limão. Além disso, ela explica que outras ervas e coberturas podem ser incluídas conforme o gosto individual. No caso da tiktoker, ela optou por ervas, cebolas, flores comestíveis e mel de coentro.
Por fim, a ideia é passar pedaços de pão quente diretamente na tábua, sem a ajuda de um talher – justamente para trazer o conceito das finger foods.
Passo a passo de butter board com frutas e mel:
Vale a pena fazer a butter board?
Para quem é fã de pão com manteiga, mas quer fugir do tradicional, essa tábua de manteiga parece a receita perfeita, certo? Ela é, de fato, uma opção bastante prática e saborosa para servir em confraternizações, mas é importante ter algumas precauções ao prepará-la.
Primeiramente, vale entender que a manteiga é rica em gordura saturada. Por isso, deve-se consumi-la com moderação e combinada com outras fontes de gordura boas. Além disso, o excesso de manteiga ainda colabora para o aumento da ingestão diária de calorias e de colesterol ruim.
Em geral, recomenda-se para um adulto saudável a ingestão de 1-2 colheres de chá por dia. Claro que exceções podem acontecer, mas é preciso ficar atento, já que a butter board, por exemplo, leva grandes quantidades do ingrediente.
Conservação
Outro ponto importante diz respeito à conservação do ingrediente principal. O ideal é manter a manteiga refrigerada, já que a principal matéria-prima da manteiga é o creme de leite. Como o produto passa pelo processo de pasteurização, ele pode ficar fora da geladeira enquanto ainda está lacrado. Entretanto, a partir do momento em que foi aberto, o certo é mantê-lo sob refrigeração para evitar a proliferação de fungos e bactérias e, consequentemente, o desenvolvimento de uma intoxicação alimentar.
Assim, para ter a manteiga amolecida na hora de preparar a butter board, a dica é tirá-la da geladeira um pouco antes – lembrando que o produto pode ficar em temperatura ambiente por até duas horas.
Higiene e saúde
“Durante o Covid, todos usavam luvas, máscaras e ficavam a 6 pés de distância. Agora estamos compartilhando mesas de comida pequena e raspando manteiga do mesmo prato”, escreveu um usuário no vídeo de Justine. O ponto levantado pelo internauta é digno de atenção. Isso porque diversas pessoas passando o pão diretamente na mesma tábua e levando até a boca não parece muito higiênico, certo? Além disso, como foi pontuado, a manteiga é um alimento que, ao ficar fora da geladeira, pode favorecer o surgimento de bactérias e fungos.
Outra questão importante é escolher uma tábua adequada e bastante higienizada para dispor os ingredientes. Não é interessante, por exemplo, optar por usar a mesma que usa para cortar vegetais. Geralmente, esse tipo de utensílio acaba com algumas rachaduras ocasionadas pelas facas e, assim, se torna propício para o acúmulo de sujeiras ou até mesmo bactérias.
Por isso, é possível entrar na trend do TikTok e se aventurar no preparo de uma butter board, desde que lembre-se de tomar alguns cuidados! Afinal, ninguém quer que uma comemoração acabe em intoxicação alimentar, não é mesmo?
Leia mais: Requeijão ou manteiga: qual é mais saudável?