Biotina emagrece ou engorda? Especialista responde
Conhecida também como vitamina H, B7 ou B8, a biotina é uma vitamina do complexo B muito importante para o funcionamento do nosso corpo. Por isso, quem sofre com a deficiência dela no organismo geralmente precisa suplementá-la, mas pode ficar em dúvida se a biotina engorda ou emagrece. Veja o que responde um especialista:
Primeiramente, para que serve a biotina?
“Ela contribui para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas. Também auxilia na absorção de nutrientes como glicose, aminoácidos e ácidos graxos; e contribui para a metabolização dos macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura). Desse modo, ela garante uma melhor absorção de todos esses nutrientes por parte do corpo”, explica o médico nutrólogo Dr Fernando Cerqueira.
A substância está presente em alimentos como batata-doce, fígado bovino, salmão, amendoim, tomate e avelã. Contudo, algumas pessoas não conseguem obter quantidades suficientes dela por meio da alimentação, e por isso, precisam suplementar a vitamina — com a ajuda de um especialista, é claro.
Leia também: Como montar uma lancheira saudável para as crianças
Biotina engorda ou emagrece?
Se você quer saber se a biotina engorda, a resposta é não. Por outro lado, no caso da perda de peso, “o uso da vitamina não emagrece diretamente, mas contribui para o funcionamento do metabolismo”, explica o médico.
Isso porque a biotina participa da quebra dos alimentos, transformando-os em energia para o organismo. Mas o profissional ressalta: nenhum suplemento, sozinho, consegue fazer com que a pessoa perca peso apenas por utilizá-lo. “A biotina é apenas uma auxiliar, uma aliada no processo.”
Quem pode suplementar?
Apenas pessoas com carência da vitamina, e aquelas orientadas por um médico. “O excesso de biotina pode desencadear reações alérgicas na pele, náusea, diarreia e até acne”, alerta o Dr Fernando Cerqueira. Além disso, o suplemento não deve ser usado por gestantes ou pessoas que estejam amamentando.
Fonte: Dr. Fernando Cerqueira (CRM 167921 – SP), médico formado pela UninCor e com especialização em Nutrologia pela ABRAN. É membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf), fellow endocrinológico pela UW School Of Medicine e nutrólogo responsável pela Clínica FC.