Beta-alanina: Conheça mais sobre o suplemento
A beta-alanina é muito popular entre praticantes de atividades físicas mais intensas, como a musculação. Sua principal indicação é retardar a fadiga muscular, o que possibilita que o exercício seja prolongado sem que o músculo se canse tão facilmente.
Basicamente, ela é um aminoácido que provoca o aumento da carnosina nos músculos. Em resumo, a carnosina é principalmente responsável por diminuir a acidez muscular, segundo um estudo desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP).
Portanto, a suplementação de beta-alanina reduz a concentração de ácidos nos músculos. São os ácidos presentes na musculatura que promovem a sensação de queimação ao fim do treino, quando os músculos já estão mais cansados.
A suplementação de beta-alanina é efetiva?
Segundo outro estudo realizado por cientistas da Universidade de São Paulo (USP), a suplementação desse aminoácido não beneficia homens jovens praticantes de atividades físicas intensas, como a musculação. O mesmo vale para atividades menos intensas, como a corrida.
No entanto, outro estudo também realizado pela USP, concluiu que a beta-alanina pode beneficiar praticantes de modalidades acíclicas e intervaladas, como judô e outras lutas, crossfit e futebol. Porém, nesse caso, a suplementação não possui efeito imediato, mas sim acumulativo. Ou seja, seus efeitos só são sentidos a partir de 4 semanas suplementando. Além disso, suas porções devem ser fracionadas ao longo do dia.
Leia também: Alimentos naturais que valem mais que suplementos
É seguro suplementar?
A princípio, sim. Até o momento, não existem estudos ou pesquisas que demonstrem o contrário. Porém, a suplementação pode ter efeitos colaterais como a parestesia – o formigamento da pele por cerca de 30 minutos após a ingestão do suplemento. Contudo, assim como qualquer suplemento, só deve ser ingerido com prescrição médica.
Ainda, a beta-alanina não interfere diretamente no ganho de massa magra ou no emagrecimento.
Leia também: O que são anabolizantes e quais seus efeitos na saúde