Bebidas falsificadas: quais danos causam no corpo?

Alimentação Bem-estar Saúde
27 de Novembro, 2023
Bebidas falsificadas: quais danos causam no corpo?

Você se preocupa em comprar as bebidas alcoólicas que consome em locais de boa procedência? Se respondeu que não, aqui vai um bom motivo para você começar a fazer isso: bebidas falsificadas podem trazer riscos à saúde. Saiba mais:

O que são as bebidas falsificadas?

Quem explica é o Dr Eduardo Grecco, gastrocirurgião e endoscopista. “A bebida falsificada é uma bebida alcoólica na qual as pessoas falsificam a garrafa e o rótulo. Contudo, o produto não é devidamente produzido pela indústria”, ele alerta.

Nesses casos, o álcool não passa por todos os processos de fermentação e de limpeza, o que o torna preocupante. Muitas vezes, o prazo de validade também é inventado.

Quais as possíveis consequências para o corpo?

O médico afirma que os riscos podem variar de acordo com o grau de falsificação e toxicidade do líquido. “Se for algo extremamente ruim, tóxico, às vezes uma pequena quantidade pode levar a uma situação mais séria. Por exemplo, um quadro de sangramento, hemorragia e úlcera”, diz.

Outros perigos são intoxicação grave, gastrite, lesão da parede gástrica, corrosão do esôfago, prejuízos para a parte cardiológica e até danos ao fígado ou aos rins.

Leia também: Álcool diariamente aumenta a pressão até em não hipertensos

O que fazer e como evitar ingerir bebidas falsificadas?

Se você for beber um drink, compre em um estabelecimento de confiança. Já para as garrafas, certifique-se de que elas estejam lacradas, confira o prazo de validade e se a embalagem informa o lote do produto. “É importante se atentar ao cheiro e ao sabor”, complementa o especialista.

Agora se você desconfia que tomou bebidas falsificadas e não se sente bem, o médico recomenda procurar um hospital. “Geralmente fazemos uma endoscopia digestiva para investigar”. A ideia é ir o quanto antes ao médico, uma vez que líquidos são de absorção rápida.

“Outra situação é estimular o vômito, pois isso acaba minando o que ainda está dentro do estômago. Mas é importante procurar um hospital e se hidratar”, ele finaliza.

Fonte: Dr Eduardo Grecco, gastrocirurgião e endoscopista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.