Gastrite, úlcera e refluxo: quais as diferenças?

Saúde
19 de Julho, 2023
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Gastrite, úlcera e refluxo: quais as diferenças?

Gastrite, úlcera e refluxo são três doenças que afetam o sistema gastrointestinal. E apesar de muita gente confundir, elas são bem diferentes entre si – e podem gerar sintomas distintos. A seguir, o Dr Rafael Bandeira, gastroenterologista do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica tudo sobre elas:

Quais as diferenças entre gastrite, úlcera e refluxo?

De acordo com o médico, tanto a gastrite quanto a úlcera são lesões do revestimento gástrico causadas por um desbalanço entre fatores de agressão e de proteção do nosso estômago. “A úlcera, contudo, é uma inflamação mais intensa, grave e profunda, com maior risco de complicações, tais como perfuração e sangramento”, ele afirma.

Se não tratada, por exemplo, a gastrite pode piorar e dar origem a uma úlcera. Ambas as condições têm como principais causas uma bactéria chamada Helicobacter pylori e o uso de medicamentos (especialmente anti-inflamatórios).

Já o refluxo, por outro lado, é “o desconforto causado pelo retorno de conteúdo gástrico para o esôfago, gerando sintomas como a azia”, explica o Dr Rafael Bandeira. Esse conteúdo, que é ácido, pode ocasionar uma inflamação da mucosa do esôfago, conhecida como esofagite.

Leia também: Gastrite: o que é, sintomas, tratamentos e causas

E as semelhanças?

Justamente por acontecerem no sistema digestivo, as três condições são muito afetadas pelos nossos hábitos alimentares. Assim, a adoção de uma dieta mais equilibrada pode contribuir para prevenir e aliviar os sintomas dos problemas.

“Como regra básica, é importante reservar um horário para comer com calma, mastigando bem os alimentos. Quanto aos alimentos em si, pode haver individualidades de pessoa para pessoa, mas em geral considera-se que café, chocolate, refrigerantes, temperos artificiais, enlatados, frituras e bebidas alcoólicas podem estar associados com piora dos sintomas”, finaliza o gastroenterologista.

Leia também: Refluxo gastroesofágico: O que é, causas, sintomas e tratamento

Fonte: Dr Rafael Bandeira, gastroenterologista do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher com pedra na vesícula preparando ovo para comer
Alimentação Bem-estar Saúde

Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo?

A coleitíase ocorre quando há o acúmulo de depósitos sólidos na vesícula biliar.

mãos de mulher separando pílulas ao lado de um prato de salada
Bem-estar Saúde

Suplementar estas vitaminas na menopausa ajuda a aliviar sintomas e prevenir complicações

A partir do climatério, o organismo demanda um aporte de nutrientes ampliado. Confira quais são as melhores vitaminas para a menopausa

equipamentos para dieta enteral
Alimentação Bem-estar Saúde

Guia da dieta enteral (alimentação por sonda): tipos, como fazer e cuidados

Entenda a forma de alimentação para pacientes que não conseguem (ou não podem) comer pela boca