Modelo viraliza ao beber leite materno. Há benefícios?
Recentemente, um vídeo do modelo Caio Cabral viralizou no Twitter — inclusive, já atingiu mais de um milhão de visualizações. A cena mostra o brasileiro ingerindo uma mamadeira de leite materno. O que gerou dúvidas em muita gente: adultos podem beber leite materno? Ademais, será que o alimento promove algum benefício?
A um seguidor, Caio explicou o motivo do ato. “Vitamina pura, o alimento mais rico pro ser humano quando nasce. Quis ver se era bom e gostei, melhor que leite industrializado de caixa.”
Materno bom dia pic.twitter.com/DQrtXrU9F3
— Caio Cabral (@CaioCabral) January 7, 2023
Alguns acharam estranho, outros, nojento. Mas a verdade é que o consumo do líquido por adultos não é uma coisa nova: na internet, é possível encontrar relatos de pessoas que trocam o leite convencional (e até o whey protein) por acreditarem que a versão materna é melhor para o ganho de músculos e o aumento da imunidade. Será que é verdade?
Leia também: Mel no lugar do açúcar pode reduzir o colesterol, sugere novo estudo
Beber leite materno faz mal?
De acordo com a nutricionista Dani Borges, não há nenhuma contraindicação para a ingestão de leite materno por adultos. “O que acontece é que esse alimento é para bebês. Pois além de ser rico em nutrientes (vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gorduras), ele garante anticorpos que fortalecem o sistema imunológico da criança — é isso que está presente no leite materno e que nenhuma fórmula consegue prover.”
Mas por que algumas pessoas querem beber leite materno? A especialista explica que ele é riquíssimo em caseína, uma proteína muito importante para o ganho de massa muscular. Tanto que empresas, até hoje, tentam reproduzir em laboratório.
Vale lembrar, no entanto, que a legislação brasileira não permite a venda de amostras de leite materno. Por não ser pasteurizado, o alimento tem alto potencial de contaminação.
Além disso, muitos recém-nascidos prematuros, com baixo peso e bebês gravemente doentes necessitam do mesmo, que pode ser doado por todas as mães que produzem uma quantidade excedente do, líquido, são saudáveis e não fazem uso de medicações contraindicadas durante a amamentação. Confira as principais dúvidas a respeito da doação de leite!
Por fim, a nutricionista, que também foi mãe recentemente, lembra que quanto mais o bebê for alimentado com o leite materno, melhor. “Você garante imunidade e fortalecimento do sistema imunológico, deixando, assim, o pequeno mais forte para combater doenças.”
Fonte: Dani Borges, nutricionista.