Batata ou arroz: qual carboidrato é melhor?
Consumir porções adequadas dos macronutrientes durante as refeições é essencial para quem busca o emagrecimento (ou até mesmo uma alimentação mais equilibrada no geral). E na hora de escolher o carboidrato, você prefere batata ou arroz? Qual será o mais calórico?
Informações nutricionais de cada um
100g de batata inglesa cozida (com casca) têm, e acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO):
- 52 calorias;
- 11,9g de carboidratos (aproximadamente 4,2% do recomendado diariamente);
- 1,3g de fibras (5,3% do recomendado diariamente).
Por outro lado, a mesma quantidade de arroz branco cozido concentra:
- 128 calorias;
- 28g de carboidratos (aproximadamente 9,3% do recomendado diariamente);
- 1,6g de fibras (aproximadamente 6,4% do recomendado diariamente).
Quantidades de proteínas, gorduras e demais nutrientes foram desconsideradas por serem muito baixas e não influenciarem tanto na análise.
Como dá para perceber, a batata inglesa tem algumas vantagens (ainda que pequenas) em comparação ao arroz branco. Isso porque ela é menos calórica, carrega menos carboidratos e um pouco mais de fibras. Portanto, ela pode ser a melhor opção.
Contudo, se você não abre mão do arroz, não precisa se preocupar. Basta acrescentar uma porção menor do grão no seu prato a fim de diminuir as calorias e o carboidrato. Converse com o seu nutricionista para saber qual é o volume ideal para você.
Por fim, vale lembrar que existem alternativas (tanto para o arroz quanto para a batata) ainda mais nutritivas e saudáveis. Alguns exemplos são:
- Arroz integral cozido (100g): 124 calorias, 25,8g de carboidratos e 2,7g de fibras;
- Batata-doce cozida e com casca (100g): 77 calorias, 18g de carboidratos e 2,2g de fibras.
Batata ou arroz: o segredo está no preparo
Exagerar na quantidade de sal, óleo, manteiga, leite e outros ingredientes na hora de fazer a batata ou o arroz pode deixar a receita menos nutritiva e mais calórica, sabia?
Portanto, atente-se ao modo de preparo dos dois alimentos, evitando frituras e priorizando métodos que não levam gorduras saturadas.
Leia também: Macarrão ou arroz: qual carboidrato é melhor?