Macarrão ou arroz: qual carboidrato é melhor?

Alimentação Bem-estar
23 de Março, 2022
Macarrão ou arroz: qual carboidrato é melhor?

Consumir porções adequadas dos macronutrientes durante as refeições é essencial para quem busca o emagrecimento (ou até mesmo uma alimentação mais equilibrada no geral). E na hora de escolher o carboidrato, você prefere macarrão ou arroz? Qual será o mais calórico?

Prato ideal

O prato considerado ideal para uma alimentação saudável deve ser composto por: 25% de proteínas (divididas entre proteínas animais e vegetais, como feijão e outras leguminosas), 50% de verduras e vegetais crus ou cozidos e 25% de carboidratos (arroz, massas e tubérculos, por exemplo).

Para visualizar melhor, pense no seu prato como uma pizza dividida em apenas quatro pedaços. Um deles deverá conter as proteínas; outro, os carboidratos; e os últimos dois pedaços precisam ser preenchidos com as verduras e os vegetais. Fácil, não?

Os carboidratos são as maiores fontes de energia do corpo. Por isso, a presença deles na maioria das dietas é mais do que necessária.

Leia também: Melhores substitutos para o arroz branco

Macarrão ou arroz?

O macarrão e o arroz brancos são considerados carboidratos simples — isto é, são rapidamente digeridos e transformados em glicose, substância que cai na corrente sanguínea e promove energia de forma mais imediata. Por isso, eles não garantem saciedade por tanto tempo.

Ou seja, suas ações no corpo são bem parecidas. Para evitar o problema, é muito importante combiná-los com alimentos saudáveis (como os ricos em fibras), e consumi-los moderadamente (como no exemplo dado anteriormente).

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia. Lembre-se apenas de combinar o escolhido com quantidades adequadas de outros nutrientes — e, se possível, contar com a ajuda de um profissional.

Obs: o macarrão contém glúten, portanto, não é uma boa opção para celíacos, alérgicos ao trigo ou pessoas com condições relacionadas.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas