Baked oats: Aprenda a fazer a receita que é sucesso no TikTok

14 de setembro, 2021

Baked oats, em tradução livre, significa “aveia assada”. E faz sentido: a base do prato é uma mistura do cereal com uma banana e um ovo. A partir daí, existem algumas variações — há quem acrescente leite, quem coloque um pouco de mel para adoçar… Mas o resultado é delicioso sempre, e lembra um bolinho, ótimo para ser consumido no café da manhã. Veja como preparar a delícia, que é sucesso no TikTok:

Benefícios do baked oats

Dentre as muitas vantagens da aveia, vale destacar sua abundância de fibras solúveis, que melhoram o trânsito intestinal, protegem o coração, garantem saciedade e diminuem o índice glicêmico das refeições. Desse modo, elas evitam picos de açúcar no sangue, o que é muito importante para a manutenção do peso e para a prevenção do diabetes.

Já a banana, por outro lado, é rica em vitaminas e minerais — vitaminas A e C, cálcio e potássio, por exemplo. Juntos, eles ajudam a reforçar a saúde do coração e melhoram o humor. Além disso, a fruta fornece muita energia.

Por fim, mas não menos importante, o ovo. O alimento é considerado uma das melhores fontes de proteínas existentes, uma vez que contribui para o desenvolvimento muscular, auxilia no controle da fome e também pode prevenir problemas cardiovasculares.

Leia também: Sobremesas sem açúcar: Quatro receitas deliciosas

Receita de baked oats

beaked oats

Ingredientes:

  • 1 xíc de aveia em flocos;
  • Banana (1 unidade);
  • 1 ovo;
  • 2 col (sopa) de maple syrup, um xarope muito consumido nos Estados Unidos, mas que pode ser perfeitamente substituído pelo mel (uma opção até mais saudável);
  • 1 pitada de fermento químico;
  • 1 pitada de sal.

Leia também: 20 sobremesas fit e refrescantes para o verão!

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes em um liquidificador ou em um processador. Transfira a massa para um ramekin ou para uma forminha de cupcake. Asse em forno preaquecido a 180° até dourar. Antes de desligar o fogo, espete um palito no bolinho — se ele sair seco, então é hora de consumir.

DICA: Você pode incrementar a receita de baked oats adicionando coberturas nele — coco ralado, chocolate 70% cacau ou frutas vermelhas, por exemplo.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.