Babosa (aloe vera): Conheça os benefícios
A babosa é conhecida por seus inúmeros usos e suas ricas propriedades. Também chamada de aloe vera, é uma planta suculenta geralmente usada para fins medicinais e estéticos. Hoje, cresce ao redor do mundo em climas tropicais, por isso é tão comum no Brasil.
Suas propriedades calmantes e cicatrizantes não são as únicas: ela também possui fins anestésicos, anti-inflamatórios e anti-térmicos.
Não só, é rica em minerais, como o cálcio e o potássio. Além disso, vitaminas também fazem parte de sua composição, por exemplo, a vitamina C e algumas do complexo B.
Benefícios da babosa
Hidrata o cabelo e a pele
Esse é seu uso mais popular, sendo uma ótima opção (acessível e natural) de hidratação. A princípio, os resultados no cabelo, bem como na pele são notáveis e positivos. A planta ajuda na produção de colágeno, prevenindo a queda de cabelo e mantendo a pele lisa e jovial. Por isso, hoje ela é tão usado em produtos cosméticos.
Leia também: Piores alimentos para a pele
Combate a caspa
Não apenas ajuda a prevenir a queda de cabelo, a babosa é conhecida por prevenir e tratar a caspa.
Efeito relaxante
Em contato com a pele, possui um efeito relaxante, que beneficia especialmente os músculos. É perfeita para um momento terapêutico e para aliviar irritações cutâneas.
Como consumir
Hoje, pode facilmente ser encontrada na composição de muitos cosméticos, especialmente cremes para a pele. Não só, a extração de seu “gel” pode ser feita mesmo em casa.
Cuidados no consumo
Apesar de seus vários benefícios, é preciso ter cuidado na hora de usufruí-los. Assim, vale ressaltar que a aloe vera possui uma propriedade conhecida como aloína, a qual pode agir como um forte laxante no organismo, podendo ser maléfico para a flora intestinal.
Por isso, é preciso atentar-se para possíveis irritações durante o uso, seja ele interno ou externo. Além disso, seu uso interno é contraindicado principalmente para crianças, grávidas e durante a amamentação.