Avelã-de-bruxa: o que é, benefícios e como usar

Alimentação Beleza Bem-estar
30 de Maio, 2022
Avelã-de-bruxa: o que é, benefícios e como usar

Já ouviu falar na avelã-de-bruxa? Cientificamente, ela recebe o nome de Hamamelis virginiana, e vem de um arbusto típico da América do Norte. Apesar de não tão conhecida aqui no Brasil, a plantinha promete inúmeras vantagens para a saúde! Saiba mais:

Benefícios da avelã-de-bruxa

É anti-inflamatória

A inflamação é uma resposta do sistema imunológico projetada para proteger seu corpo contra lesões e infecções. Contudo, acredita-se que a inflamação crônica desempenhe um papel central no desenvolvimento de certas doenças.

A avelã-de-bruxa, então, contém muitas substâncias com potentes propriedades anti-inflamatórias, incluindo ácido gálico e taninos. Ela também carrega antioxidantes, que neutralizam os radicais livres no corpo — compostos que aumentam os riscos de problemas crônicos e envelhecimento precoca.

Estudos indicam, inclusive, que a erva pode contribuir para a diminuição de inflamações na pele, se aplicada topicamente.

Boa para peles sensíveis

Como já dito, a avelã-de-bruxa já mostrou ser eficaz para acalmar irritações na pele. Uma pesquisa, inclusive, estimou que a plantinha pode reduzir o eritema (vermelhidão causada por alguma lesão ou irritação) em até 27%. Ou seja, ela pode ser uma ótima opção para pessoas com pele sensível e seca.

Pode ser uma aliada no tratamento de hemoroidas

As hemorroidas são, sobretudo, o inchaço e a inflamação das veias do reto e do ânus, resultando em sintomas como coceira e sangramento. Frequentemente, a avelã-de-bruxa é usada para aliviar os incômodos do problema. Isso é feito ao aplicar um algodão embebido com chá da planta (frio) na região, o que acalma o local.

No entanto, são necessários mais estudos em humanos para examinar a eficácia da erva nas hemorroidas.

Avelã-de-bruxa combate acne

Graças à sua ação anti-inflamatória, algumas pesquisas sugerem que ela também pode ser útil no combate à acne. Por isso, é possível aplicar diretamente no rosto após a limpeza.

Além disso, a avelã-de-bruxa age como um adstringente, levando à diminuição dos poros. Isso pode impedir que bactérias causadoras de acne infectem sua pele — benefício especialmente importante para quem tem a pele oleosa.

Mais uma vez, mais estudos são necessários a respeito dessa vantagem.

Melhora sensibilidade no couro cabeludo

A sensibilidade do couro cabeludo pode acontecer devido a uma série de fatores, desde tratamentos capilares a até condições dermatológicas. Aplicar um pouco da erva no couro cabeludo pode ajudar a tratar essa questão.

De acordo com um estudo realizado em 373 pessoas, o uso de um xampu contendo extrato de avelã-de-bruxa foi muito eficaz para a melhora do problema. Os pesquisadores também verificaram melhoras na caspa e no ressecamento dos fios.

Avelã-de-bruxa alivia dor na garganta

Por causa da sua capacidade de diminuir a inflamação e agir como adstringente, a avelã-de-bruxa às vezes é usada para tratar dores de garganta.

Ferver uma colher de chá (5 ml) da planta seca em um copo (240 ml) de água por cerca de 10 minutos, e em seguida, fazer um gargarejo com a mistura, pode proporcionar alívio imediato, dizem alguns.

Isso porque acredita-se que a bebida ajuda a reduzir o inchaço, diminuir a dor e secar o excesso de muco. No entanto, embora as propriedades anti-inflamatórias da planta estejam bem documentadas, seu uso para tratar dores de garganta é baseado apenas em boatos.

Protege a pele

Um estudo realizado em animais descobriu que os taninos (compostos antioxidantes presentes na avelã-de-bruxa) podem atuar como uma barreira, impedindo que substâncias causadoras de inflamação entrem nas células da pele.

Serve de escudo contra infecções

Algumas evidências apontam que a plantinha pode ser benéfica no combate a certos tipos de infecções virais. Pesquisas, por exemplo, já descobriram que o extrato do vegetal conseguiu inibir os efeitos virais de micro-organismos como influenza A, papilomavírus humano (HPV) e herpes simplex 1.

Leia também: Comer fora ou, então, levar marmita: qual a melhor opção?

Como usar avelã-de-bruxa?

Aplicado com mais frequência na pele e no couro cabeludo, o vegetal é amplamente conhecido por sua capacidade de aliviar a inflamação e acalmar a pele sensível. Além disso, é possível preparar chás e consumir via oral, mas apenas em pequenas quantidades.

A maioria das pessoas pode usar com segurança com risco mínimo de efeitos colaterais adversos. Pomadas e extratos podem ser aplicados diretamente na pele várias vezes ao dia e administrados com segurança para o tratamento de hemorroidas após cada evacuação.

Contudo, alguns podem sofrer com reações alérgicas. Nesse caso, vale fazer um teste — isto é, aplicar em um pequeno espaço da pele e esperar alguns minutos, prestando atenção em possíveis sintomas.

Com relação ao chá, a indicação é consumir de três a quatro colheres pequenas (15 a 20 ml) do líquido por dia. Ultrapassar essa dose pode causar dor de estômago e vômitos.

Por fim, sempre que for utilizar algo novo, consulte seu médico. Por mais que sejam naturais, ervas e extratos são contraindicados para algumas pessoas.

Referências:

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva