Ativos do vinho podem ser eficazes contra o Covid-19, diz estudo

Alimentação Bem-estar Saúde
11 de Agosto, 2022
Ativos do vinho podem ser eficazes contra o Covid-19, diz estudo

Uma revisão de literatura feita por pesquisadores da China trouxe um achado inusitado. A princípio, dois ativos do vinho — o resveratrol e os flavonoides — podem atuar como potencializadores imunológicos contra o Covid-19. Publicado pela Phitotherapic Research, o material tem o objetivo de reunir substâncias que podem ajudar a compor novos medicamentos e vacinas para o vírus e suas variantes.

Além dos ativos do vinho, a equipe mapeou outros 28 compostos com o mesmo potencial. Os resultados vieram de pesquisas e artigos que estudaram ingredientes e substâncias naturais com propriedades antivirais desde o início da pandemia. Dentre os benefícios dos ativos do vinho e dos demais compostos, se destacam o poder de frear a multiplicação do coronavírus, reforçar o sistema imunológico e minimizar os efeitos da doença no organismo. Contudo, a revisão não informa a quantidade nem sugere quaisquer medicamentos ou bebidas para obter a proteção necessária contra a infecção. Em contrapartida, a compilação de dados pode dar novos insights para outros estudos e desenvolvimento de vacinas e fármacos no combate ao vírus.

Veja também: Probióticos podem ser aliados no tratamento de Covid-19

Alimentos que possuem os mesmos ativos do vinho

A boa alimentação é uma grande aliada da saúde e da imunidade. Além do vinho, é possível obter o resveratrol e os flavonoides em diversos alimentos. Veja algumas opções e os benefícios de cada nutriente:

  • Resveratrol: é um composto vegetal que age como um antioxidante. Ou seja, previne o envelhecimento precoce causado pela ação de radicais livres. As principais fontes de alimentos são vinho tinto, uvas, mirtilo, framboesa, amendoins e chocolate amargo. Este composto tende a se concentrar principalmente nas peles e sementes de uvas, que fazem parte fermentação do vinho tinto, daí sua alta concentração de resveratrol.
  • Flavonoides: contêm propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, além dos antioxidantes. Por exemplo, maçã, frutas cítricas, couve, espinafre, aspargo, cranberry e chá verde são fontes do ativo.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva