Ativos do vinho podem ser eficazes contra o Covid-19, diz estudo
Uma revisão de literatura feita por pesquisadores da China trouxe um achado inusitado. A princípio, dois ativos do vinho — o resveratrol e os flavonoides — podem atuar como potencializadores imunológicos contra o Covid-19. Publicado pela Phitotherapic Research, o material tem o objetivo de reunir substâncias que podem ajudar a compor novos medicamentos e vacinas para o vírus e suas variantes.
Além dos ativos do vinho, a equipe mapeou outros 28 compostos com o mesmo potencial. Os resultados vieram de pesquisas e artigos que estudaram ingredientes e substâncias naturais com propriedades antivirais desde o início da pandemia. Dentre os benefícios dos ativos do vinho e dos demais compostos, se destacam o poder de frear a multiplicação do coronavírus, reforçar o sistema imunológico e minimizar os efeitos da doença no organismo. Contudo, a revisão não informa a quantidade nem sugere quaisquer medicamentos ou bebidas para obter a proteção necessária contra a infecção. Em contrapartida, a compilação de dados pode dar novos insights para outros estudos e desenvolvimento de vacinas e fármacos no combate ao vírus.
Veja também: Probióticos podem ser aliados no tratamento de Covid-19
Alimentos que possuem os mesmos ativos do vinho
A boa alimentação é uma grande aliada da saúde e da imunidade. Além do vinho, é possível obter o resveratrol e os flavonoides em diversos alimentos. Veja algumas opções e os benefícios de cada nutriente:
- Resveratrol: é um composto vegetal que age como um antioxidante. Ou seja, previne o envelhecimento precoce causado pela ação de radicais livres. As principais fontes de alimentos são vinho tinto, uvas, mirtilo, framboesa, amendoins e chocolate amargo. Este composto tende a se concentrar principalmente nas peles e sementes de uvas, que fazem parte fermentação do vinho tinto, daí sua alta concentração de resveratrol.
- Flavonoides: contêm propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, além dos antioxidantes. Por exemplo, maçã, frutas cítricas, couve, espinafre, aspargo, cranberry e chá verde são fontes do ativo.