Astaxantina: Benefícios do antioxidante do salmão
A astaxantina é um dos mais poderosos antioxidantes naturais, cheia de benefícios para a saúde. Seu nome é mesmo complicado (a pronúncia é “astazantina”), mas suas propriedades são fáceis de ser entendidas.
Trata-se de um antioxidante, mais conhecido por ser o responsável pela coloração do salmão, do camarão e da lagosta. Entretanto, o que podemos aproveitar dela são seus benefícios para a saúde, especialmente para a pele, visto que ele é um carotenoide.
Essencialmente, os carotenoides são aquelas substâncias também presentes na cenoura e que beneficiam não apenas a pele, garantindo-a uma aparência jovial, mas também a saúde dos olhos.
Benefícios da astaxantina
Jovialidade da pele garantida
Por ser um antioxidante poderoso, acredita-se que sua eficácia no combate aos radicais livres seja grande. Resumidamente, radicais livres são moléculas instáveis responsáveis pelo envelhecimento da pele, que pode ocorrer de forma precoce. Nesse caso, o antioxidante em questão pode retardar esse processo e ajudar a manter a pele com um aspecto jovial e saudável. Sendo assim, ajuda na prevenção do aparecimento de rugas e demais marcas da idade.
Protege a saúde do coração e do cérebro
Apresenta benefícios também para o coração e o cérebro. Dessa forma, esse antioxidante atua como anti-inflamatório e analgésico 100% natural. Portanto, protege ambos de doenças que poderiam impacta-los. Além disso, ajuda no controle da pressão arterial e do nível de colesterol no sangue.
Leia também: Ômega-3 do salmão ajuda a combater depressão
Aliado dos atletas
Ainda, o antioxidante pode ser especialmente benéfico para quem pratica atividades físicas, pois ajuda na recuperação muscular e combate a sensação de fadiga, ou seja, cansaço.
Leia também: Exercício aeróbico ou musculação: O que queima mais calorias?
Como consumir
- Salmão e truta;
- Frutos do mar como camarão e lagosta;
- Óleo de krill – ômega-3 extraído do crustáceo homônimo.