Arroz selvagem: O que é e benefícios do alimentos
O arroz selvagem não se parece muito com o arroz branco que costumamos consumir no dia a dia, mas certamente é rico em várias propriedades saudáveis. Na verdade, ele é chamado de “arroz”, mas não é bem um grão, mas sim uma forma de grama aquática de cor preta, chamada de Zizania.
É uma boa fonte de proteína vegetal e é livre de glúten. Não só, é pouco calórico, pouco gorduroso e rico em fibras, vitaminas e minerais. Entre suas propriedades, vale destacar sua abundância de vitaminas do complexo B e, quanto aos minerais, potássio e fósforo são maioria.
Benefícios do arroz selvagem
Devido à trabalhosa produção em ambientes semi-aquáticos, seu preço costuma ser mais elevado. Entretanto, seus benefícios para a saúde são também muito valiosos.
Melhora do funcionamento intestinal
Fonte de fibras, ajuda no funcionamento intestinal e, portanto, auxilia no emagrecimento. Dessa forma, evita a constipação e ajuda na eliminação de toxinas do corpo, por isso, beneficia também a saúde e aparência da pele.
Leia mais: Lanches saudáveis que são bons para o intestino
Fortalece os ossos e os músculos
Fonte de proteína e rico em sais minerais essenciais, o arroz selvagem ajuda a fortalecer os ossos, dentes e a beleza do cabelo e da pele. Além disso, beneficia o ganho de massa magra (hipertrofia), visto que é uma boa fonte de proteínas. Não só, as proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade, portanto, facilitam a perda de peso.
Protege a saúde do coração
Não só, sua abundância em fibras e proteínas também beneficia o coração, de modo que protege o órgão vital. Sendo assim, sua riqueza de fibras contribui para o controle do nível de colesterol mau (LDL) no corpo, o que evita a ocorrência de doenças cardiovasculares.
Leia também: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes
Como consumir o arroz selvagem
Pode facilmente substituir o arroz branco, mais comum no Brasil, em várias receitas. Também, pode ser usado no preparo de risotos, sopas e saladas.
Cuidados no consumo
A princípio, não há contraindicações quanto ao seu consumo. Ainda, é altamente recomendado para mulheres grávidas, visto que é rico em vitamina B6 (ácido fólico), que fortalece a saúde do bebê.
Também, pode ser consumido por pessoas com diabetes, pois possui baixo índice glicêmico e ajuda a controlar o açúcar no organismo.