Jéssica Costa emagreceu 20kg com dieta e treinos. Veja antes e depois
Recentemente, uma postagem do tipo “antes e depois” da influencer Jéssica Beatriz Costa chamou atenção nas redes sociais. Filha do cantor Leonardo, a youtuber perdeu 20kg sem nenhuma intervenção cirúrgica, apenas apostando em hábitos mais saudáveis relacionados à alimentação e aos treinos.
“Sim, essa mudança foi em 25 dias (inclusive tirei print das datas e tirei as fotos em uma parede quadriculada para vocês verem que não tem nada de photoshop). Espero de verdade que de alguma forma eu possa inspirar vocês. Até porque eu já passei por uma situação de estar sem força ou esperança para mudar meus hábitos, sejam eles alimentares ou de começar a fazer exercícios físicos. E hoje eu sou a minha própria inspiração de mudança!”, escreveu a influenciadora.
O objetivo da publicação, de acordo com ela, foi inspirar outras pessoas. “Quando eu vejo que não estou me sentindo bem com o meu corpo, eu vou lá e vejo o quanto eu fui capaz e consegui virar essa chave há 1 ano, o que me faz ter certeza de que se eu consegui antes eu sei que consigo hoje. E assim como eu, você também consegue”.
Leia também: Dieta e treinos de Fani Pacheco
Antes e depois de Jéssica Costa: influencer afirmou não ter feito cirurgia
Em uma entrevista recente à revista Quem, Jéssica Costa contou que fica incomodada quando a questionam sobre possíveis procedimentos estéticos que ela fez. “Nunca passou pela minha cabeça que as pessoas iriam não só questionar se eu tinha feito lipoaspiração, como afirmar com toda certeza do mundo que eu tinha emagrecido por conta de cirurgia. Não me importo em explicar para os novos seguidores que não fiz nenhum procedimento cirúrgico para emagrecer, mas me incomoda ver pessoas afirmando que esse resultado é impossível sem uma lipo, uma abdominoplastia ou bariátrica”, disse.
Mesmo assim, ela não descarta a possibilidade de uma futura intervenção. “Tenho muita vontade de fazer a abdominoplastia, e se precisar, a lipo também. Como perdi bastante peso, acaba sobrando pele. Então se meus exames do coração estiverem todos em perfeita ordem, esse será o próximo passo. Aí, sim, vão poder comentar que fiz lipo (risos).”
Leia também: Receitas com peixes para emagrecer com pratos saborosos
O que levar em conta antes de fazer um procedimento estético?
Quando decidir por uma intervenção estética ou cirurgia plástica, é importante incluir na lista de perguntas aos profissionais quais os efeitos colaterais que podem surgir, ainda que raros, quais os riscos e se aquela técnica é indicada para o seu perfil.
A lipoaspiração, por exemplo, não tem por finalidade emagrecer, segundo explica Marcelo Sampaio, cirurgião plástico e especialista em cirurgia geral Hospital das Clínicas (USP), e não é recomendada a pacientes com obesidade.
“A técnica é indicada para remover a gordura localizada. As pessoas confundem e acham que é para emagrecer”, diz Sampaio. Ele reforça que, por ser um procedimento invasivo, oferece os mesmos riscos que uma cirurgia comum. Sendo assim, deve ser feito em um ambiente hospitalar.
Ao fazer a cirurgia, é necessário que o indivíduo também tenha cuidados no pós-operatório. É importante, por exemplo, evitar sol e esforço físico. Dessa forma, terá um menor risco de sofrer com manchas e edemas na pele.
Antes de procedimentos invasivos, os especialistas devem se certificar que os pacientes estão em condições adequadas. Desse modo, devem solicitar exames de sangue e do coração, e fazer uma investigação do histórico de saúde. “As pessoas que passaram pela Covid-19 têm um status de coagulação sanguínea diferente. Com o exame, é possível evitar risco de tromboses”, exemplifica Sampaio.
Outro passo importante é procurar por especialistas que sigam todos os protocolos exigidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso inclui, principalmente, conferir as credenciais do médico nos órgãos oficiais, como a própria sociedade e o Conselho Federal de Medicina (CFM). No site do CFM, há um campo de busca pelos nomes dos profissionais e o destaque das especialidades a que eles estão registrados, bem como os estados da federação nos quais podem atuar.