Saiba o que é a abdominoplastia e as possíveis complicações da cirurgia

Beleza Bem-estar
21 de Dezembro, 2021
Saiba o que é a abdominoplastia e as possíveis complicações da cirurgia

O excesso de gordura e de pele no abdômen incomoda homens e mulheres. A mudança no corpo geralmente acontece após uma grande perda de peso ou mesmo uma gravidez, e pode afetar bastante a autoestima da pessoa. Mas é possível corrigir o incômodo e recuperar a autoconfiança com a abdominoplastia, uma cirurgia plástica na região da barriga.

Contudo, o procedimento não é indicado para todo mundo, requer muitos cuidados antes e depois dele e deve ser feito apenas por um profissional qualificado. Saiba mais:

O que é a abdominoplastia?

O procedimento é bem invasivo, por isso é importante que a pessoa passe por avaliação pré-operatória para evitar riscos futuros. Obesidade, tabagismo, alcoolismo e idade avançada são considerados fatores de risco.

A cirurgia é feita com anestesia peridural e demora em torno de 2 a 4 horas. Assim, o médico faz um corte abaixo do umbigo para remover o excesso de gordura e de pele, e costura o músculo para dar firmeza.

Ao final, o paciente fica internada por até 4 dias para diminuir o risco de qualquer tipo de complicação. Mas mesmo com o inchaço, é possível notar que a flacidez e as estrias dão lugar a um visual chapado e com a pele uniforme, o que já anima o recém-operado.

Leia também: Cirurgia bariátrica: O que é, para que serve e diferentes tipos

Recuperação e cuidados

É obrigatório o uso da cinta modeladora durante toda a recuperação e as atividades físicas estão proibidas até a alta médica. O paciente ainda vai para casa com drenos que ficam presos aos cortes e ajudam, desse modo, a drenar os líquidos do abdômen.

Hematomas, seromas, necroses, tromboembolismo, assimetrias e inflamação na cicatriz também podem surgir durante o período do repouso. Assim, o resultado final da abdominoplastia pode ser visto após 2 meses.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!