Operação aponta fraude por adição de amido em requeijão
Recentemente, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma ação para detectar a presença de amido no requeijão de diferentes estabelecimentos no país. Assim, os resultados das análises apontaram que 5% dos produtos investigados não estavam em conformidade com as informações descritas no rótulo.
Adição de amido no requeijão
Para o estudo, os pesquisadores coletaram 180 amostras em 66 estabelecimentos nacionais. Eles estavam localizados nos estados de Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além disso, descartou-se uma das amostras por estar fora do prazo de validade.
De acordo com o site do Mapa, adicionar amido no requeijão sem informar ao consumidor é caracterizada como fraude econômica, uma vez que o produto não corresponde ao que está descrito no rótulo.
Por isso, no caso dos itens modificados, o órgão afirmou que adotou “ações fiscais previstas na legislação junto ao estabelecimento produtor. Elas incluem a apreensão cautelar dos produtos, além da autuação em processo administrativo específico.”
“O requeijão que leva adição de amido deve ter em sua denominação de venda a informação Mistura de Requeijão e Amido, de acordo como o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Requeijão. Logo, qualquer comercialização sem a denominação configura fraude ao consumidor”, explicou a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana, no comunicado.
Leia também: Novas regras para a fabricação de presunto: o que muda?
O que é o requeijão?
O requeijão é um alimento tipicamente brasileiro. Ele leva leite coalhado, creme de leite, água e sal fundente. Mas as versões encontradas no supermercado (geralmente em copos de vidro ou plástico) contêm outros aditivos (como sódio, conservantes e conservantes), que servem para aumentar a vida útil do produto e melhorar o sabor.
Por isso, e apesar de ser fonte de proteínas e cálcio, muitos especialistas recomendam consumir a versão ultraprocessada com moderação.