Alongamento de cílios: riscos e cuidados que você deve ter

Beleza Bem-estar
29 de Março, 2022
Alongamento de cílios: riscos e cuidados que você deve ter

Procedimentos estéticos estão sendo cada vez mais procurados. No caso da autônoma Deusa Kannon, o que era para ser um momento de autocuidado acabou se tornando um pesadelo. Após realizar um alongamento de cílios, a carioca desenvolveu uma úlcera nos olhos e foi levada às pressas para o hospital. É preciso ter alguns cuidados com o alongamento de cílios, já que, mesmo se tratando de um procedimento comum e simples, ele possui riscos.

Tal intervenção estética costuma ser feita fio a fio. Por meio de uma cola própria para esse uso, os fios sintéticos são colocados em toda a extensão da pálpebra. Ao Universa UOL, Deusa relembrou a forma com a qual o procedimento foi conduzido pela esteticista.  “Ela [a profissional] se atrapalhou e esbarrou no pote de cola que estava apoiado na minha testa. O líquido caiu no meu rosto e, como ela não estava com o produto removedor por perto, decidiu passar acetona no local”. Além disso, a cliente afirmou que o cheiro da cola remetia ao de SuperBonder.

Já no Hospital dos Olhos em Niterói, no Rio de Janeiro, todos os cílios de Deusa foram removidos com o auxílio de bisturi e anestesia local. Ela ainda ficou com queimaduras e desenvolveu uma úlcera no olho direito. Por conta disso, a carioca precisou realizar blefaropastia, cirurgia que retira parte das pálpebras.

Riscos do alongamento de cílios

Os riscos mais comuns do alongamento de cílios não costumam ser tão preocupantes quanto o ocorrido com a Deusa. De acordo com a oftalmologista e especialista em Cuidados com Cílios pela USP Camilla Totti, a situação em questão foi muito particular. “A profissional, além de misturar uma cola muito mais tóxica e proibida para uso em extensões de cílios, derramou cola nas pálpebras e dentro dos olhos, ocasionando queimaduras de 2º grau e necessidade de cirurgia reparadora.”

A médica ressalta que os riscos são minimizados quando o processo é realizado por uma profissional bem instruída e, de fato, capacitada. Entretanto, por ser uma intervenção realizada bem próxima aos olhos, os cuidados devem ser redobrados de qualquer maneira.

“É de grande importância a cliente manter os olhos completamente fechados durante todo o procedimento. Isto porque a cola utilizada para aplicar as extensões libera um gás tóxico, que mesmo em pequenas quantidades, pode causar ceratites e conjuntivites”, explica Camilla.

Mesmo com todos os cuidados com o alongamento de cílios, é possível que a cliente tenha alguma reação adversa, já que alergias aos produtos utilizados podem ser desenvolvidas. Dessa forma, é necessário sempre estar atenta ao seu corpo e buscar um profissional o mais rápido possível caso sinta algum incômodo anormal.

Leia também: Dermaplaning: entenda os riscos para a pele

Qualquer pessoa pode fazer?

Apesar de muitas mulheres estarem buscando o alongamento de cílios para se sentirem mais bonitas, é necessário se informar sobre as contraindicações do procedimento antes de realizá-lo.

No caso de processos infecciosos ativos, como conjuntivite e hordéolo (terçol) não é recomendada a realização do alongamento. Além disso, pessoas com inflamações (como processos alérgicos tanto oculares quanto em pálpebras) também estão proibidas de realizar a intervenção.

A especialista ainda aponta que: “Usuárias de lentes de contato devem retirá-las antes do procedimento. Além disso, pacientes em pós-operatório e gestantes devem ter liberação de seu médico por meio de um relatório”.

Existem, ainda, casos relativos. Sendo assim, é sempre importante procurar ter certeza de que você está apto para se submeter a determinado procedimento.

Cuidados com o alongamento de cílios

Caso o procedimento tenha sido realizado com êxito, ainda não é tempo de relaxar. Na verdade, os cuidados com os cílios depois do alongamento são extremamente importantes. A profissional deve indicar o passo a passo de como cuidar da extensão. 

Acima de tudo, a oftalmologista destaca um hábito imprescindível: “Um cuidado essencial para um procedimento saudável é a higiene diária dos cílios!”.

De acordo com a especialista, para manter os fios saudáveis e com uma boa aparência, algumas etapas precisam ser seguidas diariamente. “Todas as mulheres que querem ter cílios saudáveis e bonitos devem manter uma nutrição adequada, o controle hormonal e as maquiagens dentro da validade. Além disso, é preciso evitar máscara de cílios à prova d’água e sempre retirar toda a maquiagem no fim do dia”, afirma.

Profissionais

Para realizar o alongamento de cílios, basta fazer um curso de extensão e autointitular-se extensionista de cílios. Dessa forma, não é necessário comprovação técnica e nem estudos acerca da saúde ocular ou da pele que circunda a área afetada.

Entretanto, segundo Camilla, tais condições irão mudar. “Já existem cursos com diploma em extensão universitária e outros certificados focados em saúde ocular para extensionistas”, informa.

Além disso, a oftalmologista oferece um curso sobre saúde para extensionistas, justamente com o intuito de deixá-las mais capacitadas e, assim, evitar casos desastrosos como o da Deusa.

Fonte: Camilla Totti, oftalmologista e especialista em Cuidados com Cílios pela USP

Leia também:

mulher na academia fazendo elevação pélvica no banco
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica com a barra ou na máquina: qual é melhor?

Exercício é um dos queridinhos quando o assunto é fortalecer os glúteos. Mas qual variação é melhor: elevação pélvica com a barra ou na máquina?

óleo de coco emagrece?
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco emagrece?

Extraído do fruto maduro, o óleo de coco virou febre principalmente por sua fama de que emagrece. Mas será que ele tem esse poder?

foto de um prato com minestrone
Alimentação Bem-estar Receitas

Como fazer a sopa típica de um dos lugares mais longevos do mundo

Minestrone é uma sopa típica da Itália que leva diferentes vegetais e arroz ou macarrão. Veja como fazer o prato que esbanja nutrientes