Alimentos relaxantes que valem por uma massagem
Entre seguir o protocolo adequado para o distanciamento social, organizar a casa e lidar com as preocupações financeiras causadas pela crise da COVID-19, não tem jeito: estamos todos mais estressados e ansiosos do que o normal. Atingir um estado zen com o cenário atual não é fácil. Mas, a boa notícia é que existem alimentos relaxantes que são equivalentes a uma deliciosa sessão de massagem.
Apesar de não ser a causadora principal, existe uma relação direta entre ansiedade e o que comemos – alguns alimentos podem, sim, atuar no organismo diminuindo o estresse. Portanto, considere adicionar os itens abaixo na sua lista de compras da semana.
Salmão
Poucos alimentos saudáveis são tão eficazes quanto aqueles com alto teor de gorduras boas ômega-3, como salmão e outros peixes. Além de ajudar a combater a depressão, estudos mostraram que essas gorduras saudáveis são particularmente úteis no combate à ansiedade. Salmão também é rico em vitamina D, e baixos níveis dessa vitamina estão ligados à depressão, uma condição associada à ansiedade.
Grão-de-bico
A leguminosa está entre os alimentos relaxantes especialmente por ser rica em em triptofano, um aminoácido que o corpo usa para ajudar a produzir serotonina, uma substância química para o bem-estar do cérebro. E mais: grão-de-bico contém folato, uma vitamina B que ajuda a regular o humor.
Laranja
As laranjas são ricas em vitamina C. Uma unidade da fruta contém 70 miligramas de vitamina, preenchendo quase as necessidades diárias. Talvez mais conhecida por seu poder imunológico, essa vitamina pode ajudar a aliviar o estresse (até seu aroma é calmante). Por isso, começar o dia com um suco de laranja pode ser uma boa ideia durante a quarentena.
Abacate
Esta fruta repleta de nutrientes é composta de vitamina B6 e magnésio, uma combinação que pode ajudar na produção de serotonina, proporcionando a sensação de bem-estar. Portanto, está entre os alimentos relaxantes. Adicionar fatias de abacate a omeletes, saladas e até smoothies também irá ajudar a obter mais fibras e gorduras saudáveis na dieta.
Chá de camomila
A camomila age como um sedativo leve e pode aliviar a tensão muscular e domar a ansiedade e a irritabilidade. Assim, se alguém já te indicou tomar uma xícara de chá quente para ajudar a aliviar o estresse durante a pandemia, saiba que esse conselho é válido. Além disso, a planta não contém cafeína, o que a torna perfeita para ser consumida antes de dormir.
Leia também: Pequenos hábitos para controlar a ansiedade e emagrecer