Melhores alimentos que ajudam a queimar gordura

Alimentação Bem-estar
05 de Junho, 2020
Melhores alimentos que ajudam a queimar gordura

Alimentação muito calórica, ansiedade, retenção de líquido, vida sedentária…não são poucos os fatores que fazem com que o corpo aumente o armazenamento de gordura, gerando excesso de peso e os famosos “pneuzinhos”. Mas, por mais que emagrecer seja uma combinação de uma dieta saudável com a prática de atividades físicas, existem sim alguns alimentos capazes de queimar gordura no organismo e, assim, potencializar a perda de peso.

Seja por acelerar o metabolismo, ter efeito termogênico ou promover saciedade, conheça as melhores opções para incluir no cardápio quando o assunto é queimar gordura.

Frutas vermelhas

Framboesa, amora, mirtilo (blueberry) e companhia são frutas ricas em fibras com apenas 50 calorias por xícara. Elas também são repletas de antioxidantes e flavonoides, que aumentam a produção de adiponectina, hormônio que estimula a queima de gordura. Além disso, comer frutas vermelhas demonstrou ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e insulina e diminuir os marcadores de inflamação e colesterol LDL. 

Iogurte grego

O iogurte grego natural desnatado é um dos alimentos mais favoráveis ​​à dieta. Ele tem duas vezes mais proteína e metade do açúcar do iogurte comum. Mas, para garantir que você está comendo um verdadeiro iogurte grego é importante ler o rótulo do produto. Assim, os principais ingredientes devem ser leite e probióticos. Itens como soro de leite, espessantes, amido de milho modificado, creme de leite e gelatina devem ser evitados. 

Ovos

Para combater os desejos e controlar a fome o dia todo, um café da manhã rico em proteínas é essencial. Um ovo grande fornece 6 gramas de proteína e apenas 70 calorias.

Pistache

Sacia a fome por conter uma grande quantidade de fibras, além da chamada gordura boa, que ajuda a reduzir o colesterol. Um estudo realizado no City of Hope National Medical Center in Duarte, Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que pacientes que adotaram diariamente um punhado da oleaginosa reduziram 18% do peso, 14% da medida na cintura e perderam 56% a mais de gordura corporal em comparação com o grupo que ingeriu o mesmo número de calorias na forma de carboidratos como arroz, pães, massas e batatas.

Salmão 

Não existe nada melhor do que peixe quando se trata de fontes saudáveis ​​de proteína, especialmente peixes gordurosos como salmão. Apenas uma porção dele tem 26 gramas de proteína, o que pode ajudar na saciedade, reduzir os desejos e fazer o organismo ficar satisfeito com menos gordura saturada do que a carne.

Gengibre

Excelente para temperar, a raiz eleva a temperatura corporal, fazendo com que o metabolismo trabalhe de forma mais acelerada e, portanto, ajuda a queimar gordura. Assim, essa característica leva o gengibre ao status de termogênico natural como aliado do emagrecimento junto com uma alimentação equilibrada e atividade física.

Pimenta dedo-de-moça

É uma das especiarias mais comuns no Brasil e, também, uma das mais potentes no combate às gordurinhas. Além disso, ela inibe a formação de novos depósitos de gordura, especialmente na região abdominal, segundo um estudo sul-coreano publicado na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry. O mérito é da capsaicina, o mesmo componente que dá o sabor ardido ao tempero. 

Outras práticas que ajudam a queimar gordura

  • Beber de uma a três xícaras de chá verde por dia;
  • Tomar um copo (250 ml) de água gelada antes das refeições;
  • Usar vinagre de maçã para temperar a salada.

Leia também: 8 alimentos termogênicos que são aliados da dieta low carb

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina