Como quebrar o jejum intermitente: Melhores alimentos
Você sabe quais são os melhores alimentos para quebrar jejum intermitente? Apesar de não ser uma ideia recente, jejuar por um período determinado é uma das apostas em alta para quem quer emagrecer – prática conhecida como jejum intermitente.
O programa funciona porque carboidratos, particularmente açúcares e grãos refinados, são rapidamente transformados em açúcar, que usamos para ter energia. Se não utilizamos todo o estoque, armazenamos esse açúcar em nossas células adiposas como gordura.
Dentro do período de jejum Intermitente o consumo de água é recomendado e, além disso, é permitida a ingestão de bebidas não calóricas e não adoçadas, como por exemplo café e chás.
Alimentos para quebrar o jejum intermitente
Para otimizar os benefícios do jejum intermitente é fundamental atentarmos para a fase de realimentação. Isso porque durante a fase de jejum, a depuração do conteúdo celular danificado ocorre, mas o processo real de rejuvenescimento ocorre durante a realimentação.
“Nos períodos em que a alimentação é permitida, é importante consumir alimentos que aumentem a saciedade e reponham os nutrientes”, explica a nutricionista Juliana Silva, da Clínica Patricia Davidson Haiat. A profissional dá dicas de como a alimentação pós-jejum deve ser:
Rica em gorduras saudáveis
A gordura boa gera muito menos espécies reativas ao oxigênio e radicais livres, diminuindo significativamente o risco de inflamação crônica. Exemplos de fontes de gordura saudável incluem abacate, óleo de coco, ômega-3 proveniente de peixes gordurosos, oleaginosas (macadâmia, pistache, castanhas, nozes, pinhão), sementes, azeitonas e azeite, manteiga de cacau e gemas de ovos orgânicos. Evite todas as gorduras trans e óleos vegetais.
Quantidades moderadas de proteína animal
Especialmente de animais criados organicamente, alimentados com grama ou pastos, frango orgânico, carne de gado criado solto, salmão selvagem, peixes, frutos do mar e ovos orgânicos.
Vegetais frescos entre os alimentos para quebrar jejum
Legumes que são repletos de fibra, como espinafre, brócolis, couve-flor, couve, aspargos, brotos, folhas e tomate podem ser consumidos sem restrições.
Faça refeições do tamanho que você faria se não estivesse de jejum, não tente compensar o tempo que você ficou sem comer até então.
Leia também: Jejum Intermitente: O que é, como fazer e quais os benefícios