Alimentos fotoprotetores: o que são e benefícios
O verão vem chegando e, com ele, a preocupação com a exposição solar aumenta. A alimentação pode ser uma aliada para aprimorar os seus cuidados com a pele, sabia? Ao lado do uso adequado de um bom filtro, alguns alimentos podem contribuir para a saúde da pele, evitando o excesso de radicais livres — que podem aumentar os riscos de envelhecimento precoce e até de câncer de pele.
Esses itens normalmente são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, como:
Vitamina E
Protege a pele frente aos ataques dos radicais livres, promove integridade, aumento da firmeza e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.
Alimentos fontes de Vitamina E: semente de girassol, azeite de oliva, castanha-do-pará, amêndoas, pistache, nozes e abacate.
Vitamina C
Participa de diversos processos em nosso organismo, incluindo a formação de colágeno.
Alimentos fontes de Vitamina C: frutas cítricas, destacando a laranja, o limão, a acerola, o kiwi e o morango.
Polifenóis
Compostos responsáveis por neutralizar os radicais livres gerados pela radiação UVA e UVB, além de protegerem a pele contra o envelhecimento celular
Alimentos fontes de polifenóis: frutas vermelhas, cebola, cacau e chá verde.
Contudo, é sempre bom lembrar: a alimentação adequada, apesar de ser imprescindível para a saúde da pele, não deve substituir os cuidados com a proteção solar, viu? Continue apostando no protetor, no uso de roupas adequadas e evite a exposição direta aos raios solares em horários de maior intensidade (entre 10h e 16h).