Alimentos calóricos saudáveis: dá para encaixar na dieta (com moderação)
Para um alimento ser considerado saudável, ele não precisa necessariamente ser baixo em calorias. Na verdade, existem diversas opções de alimentos calóricos saudáveis que podem fazer parte de uma dieta de emagrecimento e, sobretudo, de hipertrofia. O que muda são as quantidades ingeridas. Afinal, quem quer emagrecer, por exemplo, precisa ter um déficit calórico. Assim, veja a lista de itens benéficos, mas ricos em calorias e como consumi-los de maneira equilibrada.
A nutricionista esportiva funcional Alice Paiva explica que, geralmente, os alimentos fontes de gordura possuem uma densidade calórica maior. “Por exemplo, 1g de gordura possui 9Kcal, enquanto 1g de carboidrato possui 4Kcal”, afirma.
Ela pontua ainda que eles ajudam a aumentar a sensação de saciedade, além de serem nutritivos e ricos em antioxidantes e ômega-3. “Entretanto, eles devem ser consumidos com moderação pela alta quantidade de calorias”, reforça a nutricionista.
Lista de alimentos calóricos saudáveis
É possível nomear vários produtos que se encaixam nessa lista de alimentos calóricos saudáveis. Assim, veja alguns exemplos bastante conhecidos:
É possível encaixar em uma dieta para perder peso?
Acima de tudo, vale entender que restringir alimentos, geralmente, não é uma boa estratégia. Por isso, é possível incluir esses itens, caso seja um desejo individual, mas é necessário fazer uma regulação das quantidades.
“Caso haja exagero em alimentos com alta calorias, não haverá déficit calórico (baixa ingestão de calorias) e, deste modo, não acontecerá o emagrecimento”, lembra a profissional.
Quantidades ideais
Antes de mais nada, vale ressaltar a importância do acompanhamento nutricional durante o processo de emagrecimento. Assim, o profissional garante um atendimento individualizado e focado nos seus objetivos.
De qualquer forma, Alice explica que, em casos de dietas para perder peso, esses alimentos devem compor até 20% das calorias totais diárias. Por isso, ela orienta uma forma mais proveitosa de incluí-los na dieta: “Uma dica, por exemplo, é sempre consumir esses alimentos com alguma fonte de proteína e carboidrato, para, então, deixar a refeição mais completa e ainda gerar saciedade”.
Confira algumas maneiras de consumir alimentos calóricos saudáveis nas refeições sem ter prejuízos:
1. Castanhas e amêndoas: consumir até 12 unidades e associar com uma porção de frutas e iogurte;
2. Azeite: temperar salada e refeições. Em média 1 colher de sobremesa no máximo;
3. Pasta de amendoim: 1 colher de sobremesa + 1 porção de frutas + 1 colher de sopa de aveia;
4. Queijos: uma fatia com a grossura do dedo indicador + 1 ovo mexido + 2 torradas.
Substituições
Além disso, caso você não faça questão de consumir tais alimentos, pode ser interessante encontrar substituições menos calóricas e com baixo índice glicêmico. Dessa forma, não é preciso ficar tão preocupado com as quantidades. Alguns exemplos são:
- Primeiramente, melão;
- Kiwi;
- Cottage;
- Iogurtes;
- Omelete;
- Por fim, queijos brancos (possuem menos gordura).
Leia mais: Alimentos com poucas calorias que você deve incluir na dieta
Fonte: Alice Paiva, nutricionista esportiva funcional
Cuide da sua alimentação do jeito certo pra você
Deixe de lado as dietas genéricas e tenha um direcionamento focado nos seus objetivos alimentares com ajuda da nutri. Agende uma consulta com uma especialista da Vitat e descubra que alimentação saudável é bem mais do que cortar tudo o que gosta.