5 razões para ter uma alimentação mais saudável

6 de janeiro, 2020

Ter uma alimentação mais saudável tem se tornado cada vez mais popular e estimulado por diversas pessoas, seja nas redes sociais, na mídia e, claro, no campo da medicina. Apesar de ser um estilo de vida muito propagado, muitos ainda não entendem porque devem segui-lo. Mas, com certeza, o hábito vai muito além de ver os ponteiros da balança descendo.

Portanto, conheça cinco razões excelentes para aderir a um estilo de se alimentar com mais equilíbrio já.

Promove emagrecimento

Muitas pessoas desejam emagrecer – ainda mais durante o verão. E, certamente, manter uma alimentação mais saudável é ideal por diversos outros motivos, mas o emagrecimento é muito convincente. Por isso, é importante lembrar que não há melhor caminho para a perda de peso. 

Além disso, para quem busca ganhar peso de forma saudável, esse também é o caminho. Visto que manter uma dieta rica em nutrientes, por exemplo, rica em proteínas, é indicado para quem almeja ganhar massa magra, ou seja, músculos

Leia mais: Como emagrecer rápido e com saúde

Reduz o risco de diabetes

Maus hábitos alimentares, bem como o sedentarismo e, consequentemente, a obesidade, são alguns dos fatores de maior risco para o desenvolvimento de diabetes de tipo 2, que se caracteriza pelo excesso de açúcar no sangue. 

O aumento da ingestão de alimentos integrais como, por exemplo, legumes, frutas, vegetais e grãos integrais, possibilita o emagrecimento e, certamente, diminui o risco de desenvolver essa e outras doenças.

Leia também: Come alimentos ultraprocessados? Cuidado com diabetes tipo 2

Beneficia a saúde do coração

Uma dieta rica em gordura boa, proteína e carboidratos complexos é excelente, de diversas maneiras, para a saúde do organismo. Exemplo disso é a melhora da saúde cardiovascular. 

Considerando que uma dieta rica em sódio e alimentos processados é de enorme risco para a saúde do coração, uma alimentação que seja o oposto disso é inegavelmente benéfica para esse mesmo órgão. 

Leia mais: Alimentos que protegem o coração

Poupa dinheiro

Além de prover todos os nutrientes necessários para a saúde do corpo, uma dieta saudável e cheio de alimentos naturais pode também poupar o seu dinheiro. Por exemplo, comprar alimentos na feira do bairro é certamente muito mais econômico do que comprar uma sacola de industrializados no supermercado.

Leia mais: Fazer exercícios traz mais felicidade que dinheiro, diz estudo

Cabelo, pele e unha melhores

Além de todos os benefícios que o corpo percebe por dentro, a saúde externa também será notavelmente melhorada. É comprovado que pessoas que possuem uma alimentação saudável têm peles, cabelos e unhas mais belos. A explicação para isso está na riqueza de nutrientes das dietas que seguem. 

Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo