Exercícios físicos para prevenir a diabetes

Saúde
13 de Novembro, 2019
Exercícios físicos para prevenir a diabetes

Seja para prevenir a diabetes ou conviver com a doença sem sustos, hábitos como a prática de exercícios físicos e manter uma alimentação saudável podem fazer toda diferença. Dessa forma, a prevenção é uma grande aliada para essa doença que acomete 1 em cada 11 pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

“O exercício físico é um ótimo remédio natural no combate a diabetes e também é uma forma de prevenção da doença, pois consegue  controlar os níveis de glicemia. Atividades diárias estimulam a produção de insulina, facilitando o seu transporte para as células” explica o educador físico Lucas Serralheiro Cardoso, especialista em lesões e doenças musculoesqueléticas.

Os benefícios da atividade física

De acordo com o profissional, os exercícios físicos melhoram o controle metabólico (tanto da diabetes tipo 1, quanto da tipo  2). Com isso, ocorre o aproveitamento da glicose pelos músculos, e eventualmente, as doses dos medicamentos utilizados pelos pacientes são reduzidos. “Movimentar-se também ajuda a prevenir problemas associados ao diabetes, como alterações na retina, vasos sanguíneos, nervos, rins e coração”, completa.

Exercícios para quem tem diabetes

Quem sofre de diabetes pode optar por qualquer tipo de atividade, desde que tenha a glicemia abaixo de 250. Porém, a presença de feridas nos pés é um impedimento para a realização de algumas atividades. Nesse caso, não é recomendado fazer modalidades como lutas ou que envolva saltos. Entretanto, podem ser feitos exercícios mais leves, como andar de bicicleta ou modalidades aquáticas, por exemplo natação ou hidroginástica.

“Modalidades de resistência, como a musculação, são fundamentais para pessoas com diabetes, pois é uma prática que mantêm a glicemia baixa por um tempo prolongado. Além disso, eles são essenciais para o desenvolvimento de massa magra, e os músculos são exímios consumidores de açúcar” acrescenta o educador.

Dicas de exercícios para prevenir a diabetes

Caminhada

A prática dessa atividade tem como vantagens acelerar o metabolismo e melhorar a circulação, evitando o chamado “pé diabético”. Para uma pessoa sedentária, o ideal seria caminhar cerca de 20 minutos por dia, por pelo menos 3 vezes na semana, em ritmo lento. Ao melhorar o desempenho, aumenta-se gradualmente até 45 minutos diários, 5 vezes por semana.

Tarefas de casa

As tarefas cotidianas podem ser ótimos exercícios físicos para a redução de açúcar no sangue e a queima de calorias. Qualquer movimento é útil, como por exemplo, fazer faxina, lavar louça, varrer o chão ou lavar de carro.

Pratique o equilíbrio para prevenir a diabetes

Por fim, a neuropatia diabética pode atrapalhar a caminhada e dificultar o equilíbrio do indivíduo. Com ao passar dos anos, é natural perder alguma capacidade de equilíbrio. A falta de sensibilidade dos pés, por exemplo, é uma condição comum de quem sofre com a doença.

Por isso, é importante a prática de exercícios de equilíbrio que ajudam a neutralizar essa questão. Tente se equilibrar em um pé perto de um degrau, realizando o movimento de flexão da panturrilha unilateral (3 séries de 15 repetições com intervalo de 45 segundos a 1 minuto e meio). Aos poucos, vá aumentando a quantidade de séries.

Leia também: Diabetes: O que é, tipos, sintomas e tratamento

Fonte: Lucas Serralheiro Cardoso, Educador Físico especialista em lesões e doenças musculoesqueléticas

https://www.youtube.com/watch?v=ftIHSprosIo&t=1244s

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

brotoeja
Saúde

Brotoeja: saiba o que causa a dermatite e como tratá-la

A dermatite surge quando as glândulas sudoríparas ficam bloqueadas, impedindo a saída do suor

Sucos para diminuir o colesterol
Alimentação Bem-estar Saúde

Sucos para diminuir o colesterol: veja lista de opções

Sucos de beterraba, maçã e romã são algumas das opções

foto de mãos quebrando um cigarro ao meio
Saúde

Parar de fumar reduz em até 40% o risco de diabetes tipo 2

Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde reforça a importância de barrar o cigarro para prevenir complicações associadas à doença