Fazer exercícios traz mais felicidade que dinheiro, diz estudo

26 de dezembro, 2019

Quem não gostaria de ter milhões de dólares na conta? Porém, ao fazer exercícios, o corpo se sente mais enérgico e feliz do que se fosse um milionário.

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos e Oxford, no Reino Unido, analisaram o comportamento humano de um milhão de pessoas, tanto físico quanto mentalmente. Os estudos revelaram que atividade física deixa as pessoas tão ou mais felizes como se tivessem muito dinheiro.

A pesquisa procurou examinar a resistência física e mental dos voluntários por meio de diferentes testes. Assim, os resultados mostraram que existem grandes benefícios para a saúde mental em praticar atividades físicas, especialmente em grupo (no estilo do futebol ou basquete). Depois, as atividades que apresentam melhores resultados no bem-estar são ciclismo, treinamento aeróbico e, finalmente, malhar na academia

Segundo o estudo, fazer exercícios regularmente três vezes por semana tem a capacidade de reduzir os níveis de estresse e aumentar os de bem-estar mental. Isso graças aos ‘hormônios da felicidade’ que geram um estado de satisfação total. Além disso, os especialistas perguntaram às pessoas que participaram do experimento quantas vezes por ano se sentiram tristes ou deprimidas. Com isso, quem se exercitava constantemente se sentiam tristes cerca de 30 dias por ano, Já as pessoas que não se exercitavam responderam cerca de 50 dias anuais.

Da mesma forma, eles foram questionados sobre sua renda e compararam o ‘grau de bem-estar’ que relataram em relação ao rendimento. Assim, os estudiosos puderam ver que as pessoas fisicamente ativas se sentem tão bem ou melhor quanto aquelas que não praticam esportes, mas ganham cerca de 25 mil dólares a mais por ano.

Leia também: O treino certo para quem passa o dia inteiro sentado

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.