Alho com limão emagrece? Saiba mais sobre a mistura

Alimentação Bem-estar
27 de Abril, 2022
Alho com limão emagrece? Saiba mais sobre a mistura

O chá de limão com alho é uma das muitas receitas caseiras que prometem acabar com a gripe ou o resfriado. Mas, agora a mistura desses dois ingredientes virou queridinha entre quem está tentando diminuir os ponteiros da balança. Contudo, será mesmo que alho com limão emagrece? Saiba mais sobre a bebida abaixo. 

Alho com limão: remédio para tudo ou mito?

Realmente, uma bebida quentinha quando a gente não está se sentindo tão bem pode até trazer alguns benefícios, mas dizer que a combinação cura doenças não é tão correta assim. Pois, cientificamente falando, nem o alho, e nem o limão, são capazes de combater os vírus causadores das duas doenças.

Contudo, eles podem sim trazer alguns benefícios. O líquido quente, por exemplo, ajuda a desobstruir as vias respiratórias, o que alivia sintomas como coriza, nariz entupido e tosse com catarro.

Além disso, o chá de limão com alho pode até não curar, mas ajuda na prevenção a infecções e no reforço da imunidade, uma vez que carrega diversos componentes anti-inflamatórios e bactericidas.

Por isso, se você estiver abatido e sentir que precisa de um chá, pode optar por ele. Mas não pode deixar de ir ao médico e utilizar os medicamentos que ele recomendar, está bem?

Afinal, alho com limão emagrece? 

Antes de afirmar se alho com limão emagrece ou não, é preciso salientar que ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde. Assim, não existe contraindicação à ingestão dessa tendência, contanto que consumida de maneira moderada. No entanto, nenhuma evidência sugere que eles devam ser ingeridos juntos para potencializar os benefícios. 

Dessa maneira, respondendo à pergunta se alho com limão emagrece, apesar de saudável e pouco calórico, não existe comprovação de que a bebida potencializa a perda de peso por si só. Pois, para que exista emagrecimento é necessário ter déficit calórico. Ou seja, quando o organismo consome menos calorias do que gasta. 

Receita de chá de alho com limão

Ingredientes

  • 250 ml de água;
  • 3 dentes de alho;
  • 1/2 limão;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • Mel a gosto para adoçar (opcional).

Modo de preparo

Primeiramente, amasse os alhos e reserve. Leve a água para ferver junto com o alho amassado e o gengibre em uma panela. Assim que começar a ferver, apague o fogo, adicione o sumo de limão, tampe o recipiente e reserve por 3 minutos. Por fim, sirva o chá na xícara e adoce com um pouco de mel se desejar.

Leia também: Chá de canela: Para que serve? Emagrece?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o

mãos preparando um chá de gengibre em uma bancada
Alimentação Bem-estar

Alivia enjoo, reduz cólicas e é antioxidante: benefícios do chá de gengibre

Raiz sempre foi usada por diferentes povos milenares, que acreditavam em suas propriedades medicinais