Álcool engorda? É preciso cortá-lo do cardápio para emagrecer?

Alimentação Bem-estar
27 de Dezembro, 2021
Álcool engorda? É preciso cortá-lo do cardápio para emagrecer?

Dias atrás, o humorista e ex-participante do BBB, Nego Di, compartilhou a sua transformação inspiradora nas redes sociais. Entre março e dezembro de 2021, ele começou a praticar exercícios físicos e mudou completamente a alimentação, parando até de beber, para conseguir emagrecer cerca de 30 quilos. Desse modo, muitos seguidores levantaram a dúvida: será que o álcool realmente engorda? Saiba mais a seguir:

Transformação de Nego Di

No dia de Natal, Nego Di postou em seu perfil no Instagram uma foto na qual mostrava o “antes e o depois” do seu corpo. Visivelmente mais magro, ele perdeu 30 quilos (de 129 para 99kg) entre março e dezembro de 2021, bem como reduziu de 34,5% para 10% a porcentagem de gordura presente no seu corpo. A mudança impressionou os fãs, que não pouparam elogios para a força de vontade do comediante.

álcool engorda

Na legenda, ele comenta que resolveu mudar para salvar a própria vida. “Tempos atrás, eu apareci no Instagram, postando um texto triste, pois havia feito exames e estava muito mal de saúde! Desde então, eu decidi que minha vida iria se transformar. Decidi que iria mudar meu corpo por dentro e por fora! Inclusive, nesse processo, eu entendi que o nosso corpo é um reflexo de como está a nossa mente! Não tem como estar bem de cabeça estando infeliz com o próprio corpo e vice-versa, pois as coisas andam juntas!”, ele afirma.

Por isso, Nego Di passou os últimos 9 meses sem ingerir bebidas alcoólicas, praticando exercícios físicos regularmente e focando em uma alimentação equilibrada. “Hoje, eu estou saudável! A estética é consequência! Ganhei uns bons anos de vida!”, finaliza o depoimento.

Leia também: Bebidas alcoólicas com menos carboidratos

Afinal, o álcool engorda?

Assim como todos os outros alimentos, tudo depende da quantidade e da frequência que você vai beber — bem como a sua alimentação no dia a dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, não existe uma quantidade considerada segura para a saúde (ou seja, o ideal seria não beber álcool).

Contudo, a entidade recomenda não passar de 10g de etanol puro para reduzir os danos causados pela substância ao organismo — o equivalente a uma lata pequena de cerveja, meia taça de vinho ou uma dose de destilado. Além disso, o ideal é não beber pelo menos dois dias seguidos na semana.

Mas o conselho diz respeito apenas à saúde: quando se trata de emagrecimento, até essa pequena quantidade de álcool engorda. Isso porque cada grama tem aproximadamente 7 calorias. Isto é, a substância é bem calórica. E mais: o álcool prejudica a sensação de apetite. Desse modo, você pode acabar comendo mais sem estar com fome.

Portanto, se você não abre mão de um bom drink, o ideal é limitá-lo no cardápio, e não passar de um ou dois na semana. Ademais, o acompanhamento nutricional é imprescindível para traçar um plano alimentar que diminua a ingestão de carboidratos e gorduras nos dias em que você for beber, justamente para compensar essas calorias a mais.

Leia também: Bebida alcoólica pode baixar a imunidade?

Quais as bebidas mais calóricas?

Confira abaixo a quantidade de calorias das bebidas alcoólicas mais comuns. Os valores são aproximados e se referem a porções de 100ml, lembrando que os destilados, em geral, são consumidos em doses pequenas (cerca de 30 ml), mesmo quando usados na produção de coquetéis.

  • Cerveja: 43 calorias;
  • Vinho: 85 calorias;
  • Mojito: 125 calorias;
  • Caipirinha de limão com cachaça e açúcar: 130 calorias;
  • Saquê: 134 calorias;
  • Caipirinha de limão com vodca e açúcar: 150 calorias
  • Tequila: 192 calorias.
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