Cerveja engorda? É mais calórica do que pão? Entenda

30 de novembro, 2021

Quem está de dieta e gosta de um cervejinha já deve ter escutado que a bebida é inimiga da boa forma. Mas, será mesmo que cerveja engorda? Ou será possível encaixá-la em um cardápio e ainda assim conseguir emagrecer?

Antes de mais nada é preciso entender que nenhum alimento de maneira isolada é capaz de promover emagrecimento ou aumentar o ganho de peso. Pois, para que se diminuam os números da balança é preciso que aconteça déficit calórico. Ou seja, o corpo tem que consumir menos calorias do que gasta. 

Dito isso, a cerveja é uma bebida alcoólica considerada calórica. Um copo de cerveja tem, em média, 150 calorias. Assim, quando grandes quantidades de calorias são consumidas e não são queimadas, armazenam-se e se transformam em gordura.

Além disso, doenças crônicas e condições de saúde graves, incluindo hipertensão arterial, fazem parte dos riscos em potencial de quem consome álcool em excesso. 

Cerveja engorda?

A cerveja engorda conforme o consumo excessivo, devido à grande quantidade de carboidratos e ao alto teor calórico do álcool. Não é um copo ou uma latinha por dia que vão fazer você engordar. Mas sim, a quantidade e frequência de sua ingestão. 

Além disso, é comum optar por alimentos ricos em gordura e teor de caloria maior quando se está bebendo cerveja, como frituras, pastéis e embutidos. Desta maneira, fica fácil entender o aumento no peso de quem bebe frequentemente. 

Contudo, existem outras bebidas alcoólicas que têm menos calorias que a cerveja. Portanto, são uma escolha melhor para evitar o indesejado ganho de peso. O vinho, por exemplo, tem menos calorias, assim como bebidas destiladas.

Cerveja x pão

No que diz respeito às calorias, esses dois têm uma quantidade bem similar (por volta de 150 calorias em uma lata de cerveja ou em um pão francês).Mais uma vez, o que conta é a quantidade consumida. Ou seja, basta pensar no número de copos de cerveja que se consegue ingerir em um dia. 

Leia também: Cuscuz engorda? Confira as informações nutricionais do prato

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.