Dicas de como usar água com limão para emagrecer
Tomar água com limão se tornou uma prática comum. E, por mais que a bebida não seja o café da manhã dos sonhos de ninguém, ela se popularizou como uma grande aliada para impulsionar o metabolismo e acelerar a perda de peso. Mas, afinal, dá para usar água com limão para emagrecer?
Primeiro, é preciso esclarecer que a água com limão por si só não é capaz de emagrecer. Na verdade, nenhum alimento tem esse poder. No entanto, se esta bebida está substituindo uma bebida mais calórica, como café com açúcar ou suco de frutas, isso resulta em um déficit calórico. Então, ela pode sim ajudar a perder peso.
Além disso, o limão deixa o suco gástrico mais ácido, o que melhora a digestão da proteína e reduz processos inflamatórios, a produção de gordura hepática e insulina. A bebida também é considerada antioxidante e auxilia na prevenção de resfriados e gripe.
Como tomar
Para quem quer usar a água com limão para emagrecer, o recomendado é utilizar água morna. Isso porque com a temperatura morna é possível ter uma melhor absorção dos nutrientes.
Porém, ao tomar a bebida com água gelada, a termogênese (gasto calórico para manter a temperatura do corpo) irá aumentar, causando uma melhora na queima de gordura.
Água com limão no jejum intermitente: pode?
Diferentemente do café e chás sem adoçar e da água, a água com limão no jejum intermitente não é recomendada. Isso porque, via de regra, o correto seria que o consumo é liberado dependendo da quantidade de limão na água. Porém, muitos adeptos da prática confundem a recomendação e passam boa parte do período de jejum ingerindo a bebida.
Assim, a frequência e a quantidade consumida de água com limão no jejum intermitente são capazes de aumentar o nível de açúcar no sangue, tirando o organismo do jejum.
Então, por mais que um shot de limão seja uma quantidade muito baixa para quebrar o jejum, a água com limão deve ser evitada.
Leia também: Chá verde ou chá preto: Qual é mais saudável?