Água com gás engorda ou emagrece? Entenda
A água com gás divide opiniões. Há quem a ame e quem a deteste. Porém, será que ela engorda ou emagrece? Na verdade, assim como a água potável, ela não compromete a dieta, é livre de calorias e é hidratante. Ou seja, não engorda. Mas, também não emagrece. Apesar de beneficiar a saúde de outras formas.
Como é feita a água com gás
A grande maioria das marcas que encontramos à venda é gaseificada artificialmente. Ela contém dióxido de carbono dissolvido, que é injetado artificialmente sob pressão. Esse processo é chamado de carbonação. É ele que causa a formação de pequenas bolhas na água.
Já o processo natural de formação de água com gás surge do aquecimento subterrâneo. Assim, as fontes estão situadas em regiões onde ocorreram vulcões. Ou onde a camada de magma está mais próxima da superfície.
Leia mais: Água com gás hidrata? Vem descobrir
Mitos sobre a água com gás
Engorda
O maior mito sobre a água com gás é que ela engorda. Mas, justamente por ser ausente de valor calórico, não é capaz de provocar o ganho de peso ou o acúmulo de gordura corporal.
Causa o aparecimento de celulite
Outra ideia mentirosa sobre a água com gás é a de que ela causa o aparecimento de celulites no corpo. Na verdade, isso não é possível. Afinal, ela é hidratante (sendo a desidratação uma das principais causas da celulite) e não contém calorias.
Leia também: Quer evitar a celulite? Passe longe desses alimentos
Contém menos nutrientes que a água sem gás
Não só, existe uma falsa crença de que o processo de gaseificação cause a perda de nutrientes da água. Isso não é verdadeiro.
Benefícios do consumo
- Para quem deseja diminuir o consumo de refrigerante, a água com gás é uma boa maneira de beber mais água e, ao mesmo tempo, “matar a vontade” de ingerir bebidas gaseificadas industrializadas.
- Mantém o corpo hidratado, assim prevenindo a retenção hídrica e seus efeitos indesejados sobre a saúde do organismo
- Previne o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de rugas
Leia mais: Consumo de refrigerante pode levar à morte prematura
Existem contraindicações quanto ao seu consumo?
Pessoas que sofrem de problemas gastrointestinais, como é o caso das gastrites crônicas ou duodenites (inflamações no duodeno), devem evitar o consumo de água com gás. Pois, em excesso, ele pode irritar a mucosa gástrica.