Água com gás faz mal? Hidrata? Saiba mais sobre a bebida

Alimentação Bem-estar
15 de Abril, 2020
Água com gás faz mal? Hidrata? Saiba mais sobre a bebida

Para se manter hidratado, uma regra prática comum é beber pelo menos oito copos de 240 ml de água por dia. No entanto, você pode já ter se perguntado se a água com gás pode contar para esse objetivo. Mas, será que água com gás faz mal? Hidrata? Emagrece?

Os principais ingredientes da água gaseificada são água e dióxido de carbono. Porém, alguns tipos adicionam aromas e minerais como bicarbonato de sódio, sulfato de potássio e cloreto de sódio.

Quando o dióxido de carbono se dissolve na água, seu pH cai, resultando em uma bebida levemente ácida. O produto final é gasoso, o que pode torná-lo mais atraente do que a água comum para muitas pessoas.

Água com gás faz mal? Água com gás hidrata?

Essa bebida é sim eficaz para manter o corpo hidratado. Manter-se hidratado é essencial, pois a desidratação pode levar ao comprometimento da função cerebral, alterações de humor e, com o tempo, ao desenvolvimento de doenças crônicas.

Um estudo da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, investigou o efeito hidratante de 13 bebidas, incluindo água com gás, estabelecendo o índice de hidratação de bebidas (IHB) de cada UMA. O IHB avalia o volume de urina produzido por qualquer bebida em comparação com a água comum. Assim, a pesquisa concluiu que a água com gás é tão hidratante quanto a sem gás.  

Além disso, determinou que as bebidas com maior conteúdo mineral tendiam a ser mais hidratantes. Embora algumas águas com gás possam ter mais sódio do que a normal, o teor de sódio da água regular também pode variar amplamente com base na localização geográfica.

Leia também: Água saborizada: Benefícios e receitas

Qual água é melhor?

Ao escolher entre uma ou outra, é melhor selecionar a que o ajuda a beber mais água durante o dia. Assim, se você acha atraente o gás do dióxido de carbono, isso pode aumentar sua ingestão diária de água.

No entanto, estudos sugerem que a efervescência da água gasosa aumenta fortemente a capacidade de conter a sede, o que pode levar as pessoas a beberem menos água.

Também, se você está propenso a reter líquido e inchar, considere evitar bebidas gasosas, pois elas podem piorar essa condição.

Leia também: Engordei ou estou inchada?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas