Água com clorofila queima gordura da barriga? Conheça a bebida

Alimentação Bem-estar
04 de Outubro, 2022
Água com clorofila queima gordura da barriga? Conheça a bebida

De tempos em tempos, um novo elixir que promete tudo vira moda nas redes sociais: aliviar a inflamação abdominal, melhorar a aparência da pele ou ajudar a emagrecer. E, embora saibamos que não existem milagres, isso não nos impede de tentar o último truque que viralizou. Desde que seja seguro para a saúde, é claro, para tentar melhorar nosso bem-estar. Já vimos a cena se repetir com água com limão, matcha e kombucha. Então, chegou a vez da água com clorofila, que apareceu com a promessa de diminuir os pneuzinhos. Mas, será mesmo que água com clorofila queima gordura da barriga?

Pouco popular no Brasil, a água com clorofila é famosa nos Estados Unidos e na Europa. A bebida tem o aval, inclusive, de celebridades como Kourtney Kardashian, Reese Witherspoon e Julianne Moore. Contudo, quando uma mistura se torna viral dessa forma, é justo e necessário esclarecer se realmente tem todas essas propriedades.

Água com clorofila queima gordura da barriga? Benefícios da bebida

Antes de mais nada, vale entender o que é a clorofila. Trata-se de um pigmento verde encontrado em algas e muitos vegetais e frutas, como couve, espinafre e kiwi, e que possui propriedades antiinflamatórias e antioxidantes

Dito isso, quando o assunto é queimar gordura com a ajuda da clorofila, não há um consenso geral. Embora, existam alguns benefícios que geralmente estão relacionados ao seu consumo. Assim, segundo estudos divulgados por nutricionistas do Instituto Germaine de Capuccini Goya, na Espanha, a clorofila é um antioxidante e agente cicatrizante que pode ajudar a prevenir a inflamação do organismo. A inflamação crônica associa-se a distúrbios autoimunes, ao estresse prolongado e até como uma das causas de obesidade e sobrepeso. Por outro lado, quando o assunto é emagrecer, há pouca pesquisa científica. 

Mas, a boa notícia é que, a princípio, a água com clorofila não tem contraindicação. Seu consumo é apenas desencorajado, por falta de informação a respeito, na infância, em gestantes ou lactantes e em pessoas que sofrem de problemas digestivos.

Leia também: Alimentos com mais vitamina C que a laranja

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Como incluir a clorofila na alimentação

A clorofila está presente nos alimentos de cor verde, como as folhas, os vegetais crucíferos, a exemplo do brócolis, e as frutas de mesma cor. Não só, sua suplementação vem se tornando cada vez mais comum. Ela pode ser feita na forma de cápsulas ou em pó. Em geral, usa-se a versão em pó em sucos, vitaminas e smoothies ou misturada e diluída na água, o que origina a água com clorofila. 

Por fim, devemos lembrar que para queimar gordura da barriga (ou de qualquer outro lugar) e, assim, emagrecer, é preciso promover o déficit calórico. Ou seja, quando o corpo consome menos calorias do que gasta. Nesse sentido, a melhor maneira de atingir esse objetivo é seguir uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina