O que acontece com o corpo ao adotarmos uma dieta vegana?
Quem está pensando em adotar uma dieta vegana sabe que terá que deixar de lado não só as carnes, mas também todos os alimentos de origem animal (como leite, queijo, mel…). Felizmente, hoje em dia existem muitos substitutos extremamente deliciosos para esses itens, o que torna o cardápio mais fácil e variado.
Mas o que será que acontece com o nosso corpo quando optamos por esse estilo alimentar? Confira:
Adotar uma dieta vegana: você pode sofrer com gases e diarreia
“As pessoas que iniciam uma dieta vegana podem apresentar sintomas gastrointestinais como flatulência (gases) ou diarreia”, explica a nutricionista Flávia Ribeiro, professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Recife, campus Graças.
De acordo com a especialista, isso acontece por conta do aumento no consumo de alimentos de origem vegetal, que costumam ser ricos em fibras.
“Isso faz com que a nossa microbiota intestinal (micro-organismos que habitam o intestino) trabalhe mais, causando uma maior fermentação na região”, complementa.
Para evitar o problema, Flávia Ribeiro recomenda deixar as leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha, de molho entre oito e 12 horas antes de cozinhar (com água nova, é claro). “Também é importante evitar o consumo excessivo de ingredientes ricos em fibras, como brócolis, repolho e couve, pois eles podem aumentar a formação de gases.”
Ou, então, ficar com prisão de ventre
Aqui, a causa é parecida: se você come fibras demais, mas não toma água em quantidades suficientes, sofrerá com o chamado intestino preso.
“Para a adoção de uma dieta vegana saudável, o indicado é buscar um nutricionista. Desse modo, ele pode adequar as necessidades de proteínas e ir ajustando as quantidades dos alimentos para evitar esses sintomas”, recomenda a profissional. E, é claro, vale priorizar a ingestão de líquidos!
Leia também: Fazer dieta é equivalente a caminhar 8 mil passos por dia
Por outro lado, há um melhor controle da glicemia ao adotar uma dieta vegana
Realmente, aumentar o consumo de vegetais pode trazer certos incômodos, como os explicados anteriormente. Mas a lista de benefícios da dieta vegana é muito mais extensa.
A começar pela glicemia — isto é, nível de açúcar presente no sangue. Para você ter uma ideia, indivíduos que não comem alimentos de origem animal têm menos de 50% de chance de desenvolver diabetes quando comparados aos não-veganos.
Isso acontece porque as fibras diminuem o índice glicêmico dos alimentos, fazendo com que eles sejam digeridos lentamente pelo organismo e evitando picos de glicose na corrente sanguínea — o que é ótimo a longo prazo!
O colesterol fica mais equilibrado
Outra vantagem da alimentação à base de plantas é que as fibras presentes nelas diminuem a absorção de gorduras pelo organismo, contribuindo para um melhor equilíbrio do colesterol e do triglicérides.
Assim, as chances de problemas cardiovasculares também caem.
Você fica saciado por mais tempo
Por fim, não podemos esquecer de outra vantagem das fibras: por não possuírem calorias, aumentarem o bolo alimentar e reduzirem o índice glicêmico dos alimentos, podem prolongar a sensação de saciedade e auxiliar na perda de peso.
Fonte: Flávia Ribeiro, nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Recife, campus Graças.