Acidentes com escorpião cresceram 22% em São Paulo

Bem-estar Casa Saúde
13 de Fevereiro, 2023
Acidentes com escorpião cresceram 22% em São Paulo

Acidentes com escorpião cresceram 22% no estado de São Paulo em 2022, apontou um levantamento do governo paulista. Em 2021, foram 34,5 mil casos registrados. No ano seguinte, o número saltou para 41,1 mil.

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) alerta que o risco de aparecimento desse animal peçonhento aumenta no verão. Em nota, a diretora da Divisão de Zoonoses do CVE, Roberta Spínola, diz que as picadas de escorpião podem ser letais, principalmente em crianças de até 10 anos. Além disso, ela orienta que, em caso de acidente, a vítima deve procurar uma unidade de saúde o quanto antes para receber o tratamento necessário.

O que fazer em caso de picada?

Primeiramente, é preciso limpar o local com água e sabão e aplicar uma compressa morna onde ocorreu a picada.

Além disso, é necessário procurar o serviço de saúde mais próximo. O estado de São Paulo tem centros de referência para atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos, sendo 211 unidades espalhadas por várias regiões.

Se for possível, vale capturar o animal e levá-lo para identificação da espécie, mas a prioridade é o atendimento médico com a maior rapidez possível.

Por fim, veja o que não fazer: torniquetes, furar, cortar, sugar ou espremer o local da picada, fazer compressas com gelo ou água fria, ingerir qualquer substância para aliviar a dor, fechar o local com curativos e aplicar remédios ou pomadas por conta própria.

Leia também: Picada de aranha: o que fazer?

Como evitar acidentes com escorpião?

Os escorpiões se multiplicam em locais quentes e úmidos. Sendo assim, as orientações para evitar o surgimento deles é manter os ambientes da casa mais organizados e limpos, evitando o acúmulo de lixos, entulhos e o surgimento de baratas e moscas, que podem servir de alimento para os escorpiões. Esses animais também podem entrar por ralos, então o recomendado é usar telas nesses locais.

Escorpiões e aranhas podem se esconder em roupas e sapatos e, por isso, outra orientação é sacudir esses objetos antes de usá-los. Em situações em que é preciso colocar a mão ou pisar em buracos, entulhos e pedras, é necessário usar calçados e luvas de couro.

Fonte: Agência Brasil.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.