Acerola: Benefícios da acerola e como consumir

Alimentação Bem-estar
03 de Dezembro, 2019
Acerola: Benefícios da acerola e como consumir

A acerola é uma fruta rica em boas propriedades, tal como a vitamina C e, assim, propicia muitos benefícios à saúde. Ela nasce da aceloreira, um arbusto natural da América Central. Mas, você conhece os benefícios da acerola.

Introduzida no Brasil apenas em 1955, ela espalhou-se principalmente pelo Nordeste, mas pode ser encontrada em outras regiões do país. Atualmente, é muito encontrada em forma de polpa congelada.

Propriedades da acerola

A pequena fruta de cor vermelha é gigante no número de vitaminas que contém. A acerola é especialmente rica nas seguintes vitaminas: A, C, B1, B2, B3 e B6. Não só, é abundante também em minerais como fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio.

Benefícios da acerola

Combate da anemia

Rica em ferro, pode ser aliada com demais alimentos para combater a anemia, que se trata da deficiência na concentração da hemoglobina ou na produção de hemácias.

Leia também: Hábitos alimentares que fazem você se sentir mais cansada

Ação antioxidante

Rica em carotenoide, que provoca sua cor vermelha, a acerola é uma fruta que possui potente ação antioxidante, ou seja, é capaz de inibir a oxidação de outras moléculas. Portanto, combate rugas, manchas e outros sinais do envelhecimento precoce da pele.

Leia mais: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Promove melhor imunidade

A acerola é rica em vitamina C. Prova disso é que duas unidades já são suficientes para suprir a quantidade diária recomendada, ou seja, 90 miligramas para homens e 75 miligramas para mulheres. Assim, ajuda na prevenção de resfriados, inflamações, gripe e demais condições ocasionadas por um sistema imunológico enfraquecido. Ou seja, em média, cinco frutinhas por dia já atingem as necessidades diárias de vitamina C. Além disso, não é rica em carboidratos, portanto, pode ser adicionada perfeitamente à dieta low carb.

Leia mais: 5 frutas que você pode comer na dieta low carb

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra