Dicas de como usar abacate para emagrecer
Não é de hoje que o abacate se tornou queridinho das dietas e ganhou fama de “superalimento”. Sua popularidade não é em vão. A fruta é rica em gordura insaturada, que atua como coadjuvante na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Além disso, contém ácidos graxos do tipo ômega, fitosteróis, tocoferóis e esqualeno, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Mas, será que existe uma maneira indicada de como usar o abacate para emagrecer?
Como usar o abacate para emagrecer
Boa parte dos benefícios do abacate é mérito do ácido oleico – a mesma gordura boa do azeite de oliva. Presente na polpa numa proporção excepcional, ele aumenta a sensação de saciedade (você fica feliz com menos comida) e adia a fome. Também baixa a carga glicêmica da refeição e reduz a inflamação nas células, o que resulta em menos gordura no corpo – um atrativo e tanto para quem vive de olho no ponteiro da balança.
Abacates também têm 10 gramas de fibra e são naturalmente livres de sódio, colesterol e trans. Portanto, substituir alimentos que não contêm nutrientes por eles é uma vitória para a saúde. É possível fazer inúmeras receitas com o abacate, em especial, sobremesas. Além de substituir diversos ingredientes que não são as opções mais saudáveis, como a margarina, esse fruto contribui com a sua cremosidade natural e deixa a textura desses pratos muito mais aveludada.
Você pode consumir o abacate em smoothies, saladas, combinado com uma proteína ou como aperitivo com biscoitos de arroz para completar um lanche saudável.
E o azeite de abacate?
O azeite de abacate é um ingrediente relativamente novo no mercado brasileiro, mas já apresenta benefícios comprovados. Assim, ele apresenta duas vezes mais fitosteróis que o azeite de oliva, substância que atua nos níveis do colesterol, e é uma ótima fonte de gorduras boas.
Em uma pesquisa conduzida pela nutricionista brasileira Cibele Furlan, desenvolvida na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp e concluída na Universidade de Lund, Suécia, foi descoberto que o ingrediente, embora também composto por gordura, é capaz de trazer benefícios ao organismo – como a diminuição do colesterol – imediatamente após sua ingestão.
Abacate sem culpa: sim ou não?
Como qualquer alimento, é bom ter em mente os tamanhos das porções. Apesar de fonte de nutrientes, o abacate é rico em gordura e calorias. Uma unidade tem cerca de 250 a 320 calorias, e 20 gramas de gordura. O tamanho da porção ideal por dia é ⅓ de uma fruta média.
Leia também: Melhores alimentos para se manter saudável trabalhando em casa