Zimbro: Benefícios e propriedades da planta
Zimbro é o nome de um arbusto aromático nativo da Europa Central, mais especificamente da Noruega, e que pode ser encontrado em outras localidades de clima temperado e frio. Também chamado de fruto de genebra, genebreiro, junipo, junípero e zimbrão, o zimbro é uma planta usada como tempero, no preparo de óleos – extraídos de suas sementes e para fins medicinais.
Suas propriedades são excelentes e podem promover diversos benefícios para a saúde. Além disso, seus frutos que parecem uvas e mirtilos, suas folhas e sementes também podem ser aproveitadas.
Benefícios do zimbro
Melhora a respiração
Naturalmente expectorante, ajuda a evitar o acúmulo de catarro nas vias respiratórias, além de atuar no tratamento de problemas respiratórios como a asma e a bronquite. Também alivia a febre. A melhor forma de se beneficiar dessas propriedades é a partir da inalação do seu óleo essencial.
Leia mais: Melhores alimentos para o pulmão e que beneficiam a respiração
Zimbro previne a retenção de líquido
Não só, as propriedades do zimbro conferem a ele ação diurética. Sendo assim, evita que o corpo retenha líquidos. A retenção de líquido (ou hídrica) pode ser prejudicial à saúde, provocando o aparecimento de celulites ou mesmo acarretando em problemas maiores, como doenças cardiovasculares.
Leia também: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?
Protege o estômago
Também protege o estômago e o sistema digestório de forma geral. Dessa forma, promovendo a diminuição da acidez estomacal, previne problemas como, por exemplo, as úlceras.
Fortalece a imunidade
Por ser naturalmente anti-inflamatório, está ligado ao fortalecimento da imunidade, prevenindo que certas doenças prejudiquem a saúde. A exemplo de Alzheimer e do câncer, ocorrem em decorrência do processo inflamatório ocorrido no corpo.
Como utilizar o zimbro
- Chá;
- Óleo essencial;
- Tempero culinário;
- Vinho medicinal de zimbro;
- Frutos em compressa sobre a pele.
Leia também: Uxi amarelo: Os benefícios da planta medicinal amazônica
Cuidados e contraindicações
Por fim, é preciso ter cuidado na hora de utilizar o zimbro e aproveitar suas propriedades, apesar de seus diversos benefícios. Pois, se aplicada em excesso sobre a pele, pode causar alergias. Além disso, o consumo em excesso de seu chá pode provocar o desenvolvimento de cálculos renais.