Orlistat: como funciona remédio que reduz gordura
O Orlistat (xenical) faz com que o corpo (mais especificamente, o intestino) tenha dificuldade de digerir e absorver a gordura do alimento, reduzindo assim, a ingestão de calorias. O medicamento já é antigo e conhecido no tratamento da obesidade, mas ultimamente voltou a despertar interesse entre os internautas, segundo plataformas de monitoramento de audiência.
Sua ação é a de inibir a lípase pancreática, uma enzima que quebra os triglicerídeos no intestino. Pois, sem essa enzima, os triglicerídeos da dieta não são absorvidos e são excretados sem serem digeridos. Assim, a quantidade de perda de peso obtida pelo uso do orlistat é variável. Em um ano de pesquisas e testes clínicos, entre 35,5% e 54,8% dos indivíduos alcançaram diminuição de 5% ou mais de massa corporal. Estima-se, também, que o remédio ajude a reduzir até 30% de gordura corporal, além de contribuir para a melhora da glicemia (nível de glicose na corrente sanguínea) e do colesterol.
Leia também: Sibutramina: Para que serve e efeitos colaterais
Composição
- Princípio ativo: cada cápsula de Xenical ® contém 120 mg de orlistat em forma de grânulos.
- Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, povidona, laurilsulfato de sódio e talco.
Como fazer o uso do Orlistat? Com qual dosagem?
O medicamento geralmente é indicado para pessoas com obesidade — ou seja, índice de massa corporal (IMC) acima de 30 —; ou para pacientes com sobrepeso — IMC de 25 a 29,9 — e alguma comorbidade relacionada (como hipertensão e diabetes). Além disso, é preciso combinar o seu uso com mudanças no estilo de vida, por exemplo: reeducação alimentar, prática de exercícios físicos e controle do estresse.
A dose diária recomendada de Xenical ® é de uma cápsula de 120 mg, tomada, por via oral e com água, durante ou até uma hora após cada uma das três refeições principais. Porém, caso você não faça uma refeição ou sua refeição não contenha gordura, você não precisará tomar Xenical ®.
O paciente precisa adotar uma alimentação com leve redução de calorias. Ou seja, no máximo 30% dessas calorias devem ser provenientes de gorduras. Você deve distribuir bem sua ingestão diária de gorduras, carboidratos e proteínas entre as três refeições principais.
Estudos mostraram que doses maiores que 120 mg, três vezes ao dia (3 cápsulas ao dia), não demonstraram benefício adicional. Portanto, não tome doses maiores que as prescritas pelo seu médico. Embora não seja necessária uma receita para a compra do fármaco, ele não deve ser consumido sem a prescrição e o acompanhamento de um especialista.
Contraindicações e efeitos colaterais do Xenical (Orlistat)
Junto com os efeitos desejados, todos os medicamentos podem provocar reações adversas.
A maioria dos efeitos colaterais do Xenical® decorre de sua própria ação no sistema digestivo, que é diminuir a absorção de parte da gordura dos alimentos.
Caso você venha a apresentar sintomas relacionados ao sistema digestivo, geralmente, eles serão leves e ocorrerão no início do tratamento, desaparecendo após curto período de tempo.
A intensidade desses efeitos pode aumentar após a ingestão de refeições com alto teor de gorduras, melhorando com a continuidade do tratamento e seguindo-se a alimentação recomendada.
Além disso, especialistas afirmam que o Orlistat pode interferir na assimilação de vitaminas lipossolúveis pelo organismo, como as A e D; bem como alterar a ação de certos remédios, como anticoagulantes. É por isso que fazer consultas e exames regulares é tão importante durante o tratamento.