Wegovy reduz risco de doenças cardíacas em 20%, diz estudo
Na última terça-feira (08/08), a farmacêutica Novo Nordisk informou que o Wegovy, medicamento destinado à perda de peso, pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas graves em até 20%. Saiba mais:
Leia também: Obstrução do intestino delgado: cientistas investigam reação do Wegovy
Wegovy e doenças cardíacas: como aconteceu a descoberta
Para o estudo Select, os pesquisadores selecionaram 17,6 mil adultos com 45 anos ou mais. Todos tinham sobrepeso ou obesidade e alguma doença cardiovascular pré-estabelecida, mas sem diabetes. O experimento era do tipo duplo-cego, e o objetivo foi avaliar possíveis benefícios do remédio além do emagrecimento.
Então, os cientistas compararam os resultados dos indivíduos que usaram o Wegovy (cuja concentração de semaglutida foi de 2,4mg) uma vez por semana com os resultados do grupo placebo, que fez um tratamento convencional para a prevenção de condições cardiovasculares mais graves.
“As pessoas que vivem com obesidade têm um risco aumentado de doença cardiovascular, mas, até o momento, não há medicamentos aprovados para controle de peso que comprovadamente proporcionem um controle de peso eficaz e, ao mesmo tempo, reduzam o risco de ataque cardíaco, derrame ou morte cardiovascular”, afirmou o vice-presidente executivo de Desenvolvimento da Novo Nordisk, Martin Holst Lange, em comunicado.
Os dados mais detalhados da pesquisa serão apresentados no fim do ano.
Leia também: Ozempic e Wegovy: qual a diferença entre os fármacos de semaglutida?
O que é o remédio?
O ativo do Wegovy, a semaglutida, é o mesmo usado no Ozempic, medicamento para o tratamento do diabetes que tem dado o que falar. Ele induz a perda de peso, reduz a fome e aumenta a sensação de saciedade. Dessa forma, a pessoa come menos e diminui a ingestão calórica.
O Wegovy foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro de 2023, e provavelmente chegará ao Brasil em 2024. Saiba mais sobre a decisão aqui.