Voltar a treinar depois das festas de final de ano: saiba como
Com a chegada de um novo ano, bate o desespero: perder as calorias que ganhou nos últimos meses. Mas para alguns, mudar os hábitos ou voltar a treinar depois das festas de final de ano pode ser uma tarefa difícil.
Antes de mais nada, é essencial consultar especialistas como médicos, nutricionistas e educadores físicos. Assim, a boa notícia é que existem algumas dicas que podem te ajudar a voltar a treinar após “chutar o balde”. Veja abaixo:
Voltar a treinar depois das festas: Alimentação saudável
Por mais que pareça óbvio, o primeiro passo para emagrecer e ganhar músculos é ter uma alimentação saudável. Isso porque a dieta influencia em 70% do nosso corpo.
Mas ter uma dieta – principalmente após as festas de final de ano – pode ser uma tarefa difícil. Dessa forma, o recomendado é ir a um médico especializado, como nutricionistas, para que seja indicado os alimentos adequados. Contudo, você pode iniciá-la com os seguintes alimentos:
- Oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas
- Vegetais verdes: rúcula, espinafre, couve, brócolis
- Carnes magras: peixe e frango sem pele e gordura
- Alimentos alaranjados: cenoura, abóbora, manga e mamão
- Frutas vermelhas: morango, framboesa, amora
- Alimentos ricos em vitamina C: acerola, tomate, morango, ervilhas e pimentão vermelho
Voltar a treinar depois das festas: Consumo de líquidos
Se você não é do tipo que deixa uma garrafinha de água ao alcance na hora do treino, saiba que está na hora de mudar de hábitos. Principalmente durante a prática de exercícios físicos, há perdas significativas de água e sais minerais, o que pode levar a um quadro de desidratação.
Leia também: Dicas para manter a motivação e a rotina fitness no verão
Treinar com outras pessoas
Muitas pessoas acabam se sentindo sozinhas durante o treino. Se isso for um problema para você, opte por treinar com algum amigo ou familiar. Além disso, o treino em grupo pode ser uma ótima opção.
Não exagerar nos pesos
Um dos maiores problemas é voltar aos treinos com a mesma carga e intensidade de antes. Isso porque o corpo precisa de uma readaptação e forçá-lo pode acarretar em lesões graves.