Volta às aulas: cuidados com bactérias
A volta às aulas costuma ser um momento muito significativo para as crianças. Ansiedade para encontrar os amiguinhos, expectativa pelas novidades e animação para a compra de materiais escolares. Mas é extremamente importante que os pais estejam atentos aos cuidados com a saúde dos pequenos, principalmente com as bactérias.
Por isso, o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como “Dr. Bactéria”, separou algumas dicas valiosas:
Volta às aulas: limpeza da lancheira
A lancheira é um dos itens mais utilizados pelas crianças. Portanto, deve ser higienizado diariamente. Para a limpeza, não é necessário usar álcool, água sanitária ou outro desinfetante. Opte por esta formulação:
- 1 litro de água
- 1 colher de sopa de detergente
- 1 colher de sopa de bicarbonato;
Use uma esponja do lado macio, enxágue e deixe secando no escorredor, naturalmente. Mas evite secar com panos.
Conservação dos alimentos
Os responsáveis precisam tomar cuidados na hora de preparar os lanches e montar as lancheiras. De acordo com Roberto, é importante equilibrar as preferências de gostos das crianças com suas necessidades nutricionais.
O ideal é evitar alimentos ultraprocessados e com conservantes, mesmo sendo mais fáceis para as crianças levarem.
Assim, em relação aos alimentos refrigerados, atente-se ao tempo de conservação e o cuidado com a temperatura.
Por isso, é bom enviar alimentos e ou produtos que não estragam rapidamente (use gelo ou blocos reutilizáveis com gel congelado para manter a refrigeração).
Leia também: Volta às aulas: cuidados com a visão das crianças
Armazenamento das frutas
Geralmente, as frutas são higienizadas pelos pais e colocadas dentro de saquinhos. Mas o biomédico ressalta que, ao longo do dia, elas podem ficar amassadas.
“No caso de cortá-las para que fiquem mais arrumadinhas e criativas, pode-se seguir essa dica: coloque num recipiente água e gotas de limão, ou se preferir, uma pastilha efervescente de vitamina C. Deixe repousar por dez minutos e depois seque com papel-toalha. Agora pode organizar no recipiente e colocar na lancheira, sem problemas”, finaliza Roberto.
Fonte: Roberto Figueiredo, biomédico